Rua completamente alagada em Betim
Rua alagada em Betim – Foto: Edson Dutra/PMB

Betim vem sofrendo com os estragos causados pela chuva nos primeiros dias de 2022. Desde a última sexta-feira (7.jan), foram poucos os intervalos no dia com o tempo firme. De acordo com a Defesa Civil do município, com base nos índices pluviométricos, de sábado para domingo, foram registrados 165,9mm de chuva, o que representa mais de 60% da média histórica para o mês, segundo dados do Climatempo.

O instituto meteorológico explica em seu site o que causa essa quantidade de chuva nesta época do ano no país. A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida pela sigla ZCAS, mantém uma extensa faixa de nuvens carregadas sobre o Brasil por vários dias consecutivos.

O ZCAS é o principal sistema meteorológico do verão, e responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

E essa chuva constante deve permanecer nos próximos dias. Diante desse cenário, e dos problemas que o município já enfrenta desde a tarde de sábado, a prefeitura definiu algumas medidas para diminuir a circulação de pessoas, principalmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos de terra. A partir desta segunda-feira (10.jan), as linhas do transporte público sofrerão alterações no quadro de horários, visto que, um decreto, assinado pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido), suspendeu o funcionamento dos serviços não essenciais até as 23h59 de terça-feira.

Defesa Civil resgata pessoas ilhadas em Betim de barco
Defesa Civil atende quase 500 ocorrências em Betim – Foto: Edson Dutra/PMB

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

 

Comunicar erro • Princípios editoriais