Defesa Civil resgata pessoas ilhadas em Betim de barco
Defesa Civil atende quase 500 ocorrências em Betim – Foto: Edson Dutra/PMB

Um novo boletim da Defesa Civil de Betim, divulgado na noite deste domingo (9.jan), dimensiona o tamanho do problema que o munícipio enfrenta desde a tarde de ontem. Até as 20h deste domingo, as equipes da prefeitura registraram 499 ocorrências, sendo a maior parte delas nos bairros Citrolândia, Nossa Senhora de Fátima e Teresópolis.

Deslizamentos de terra, obstruções de vias e alagamentos foram as ocorrências que mais demandaram os serviços dos agentes da Defesa Civil. Nas últimas 24 horas, o município registrou 165,9 mm de chuva, que fez o rio Betim transbordar em vários pontos, bloqueando os principais viários da cidade.

Além da chuva constante, a barragem Várzea das Flores, que atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, segue desviando parte da água para a calha do rio Betim, elevando o nível dos córregos que cortam os bairros da regional Norte.

As chuvas já causaram diversas inundações na cidade. Cerca de 12 vias na cidade ainda estão total ou parcialmente bloqueadas em virtude dos alagamentos, segundo o balanço da prefeitura.

Serviços não essenciais suspensos

A partir desta segunda-feira (10.jan), as linhas do transporte público sofrerão alterações no quadro de horários. O motivo se deve ao novo decreto, assinado pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido), que suspendeu o funcionamento dos serviços não essenciais até as 23h59 de terça-feira. Devido ao volume de chuva esperado para o início da semana, a prefeitura quer diminuir a quantidade de pessoas se deslocando pela cidade, principalmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos.

Apoio do Governo Federal

O secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, esteve na tarde deste domingo (9.jan) na sede da Defesa Civil municipal, no Centro de Betim. Na ocasião, a prefeitura pediu apoio do Governo Federal para prestar assistência emergencial às famílias desalojadas e demais vítimas das chuvas.

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

Vídeo: Córrego transborda na avenida Cordiline, no Nossa Senhora de Fátima, e águas invadem casas
Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
tucano é resgatado em Betim

Tucano preso em linha de pipa mobiliza os Bombeiros em Betim

A ave apresentava um ferimento em uma das asas, sendo encaminhada a um veterinário após o resgate
Carro em chamas no bairro Jardim das Alterosas, em Betim (MG)

Carro fica destruído após pegar fogo no bairro Jardim das Alterosas, em Betim

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, ninguém estava no automóvel
termômetro marca 10ºC

Betim pode ter mínima de até 5ºC nesta semana; veja a previsão do tempo

Os dias mais frios serão na quarta e quinta-feira (19), com mínimas de até 8ºC e 5ºC, respectivamente
Ginásio Poliesportivo Divino Braga em partida da semifinal do Mundial de Clubes de Vôlei

Betim vai receber o primeiro jogo da final da Superliga de vôlei

Partida acontece no sábado (23), às 21h30, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga; Cruzeiro e Minas disputam o título nacional nesta temporada
Conteúdo patrocinado: