Casa desaba no Citrolândia, em Betim
Casa desabou no Citrolândia – Foto: Defesa Civil

Um homem, de 38 anos, morreu após sua casa desabar no Citrolândia, em Betim. A cidade vem registrando uma intensa chuva desde a noite de ontem (7). Foi o primeiro registro fatal neste período chuvoso (desde novembro de 2020).

Segundo informações, o homem chegou a ser socorrido com vida e levado ao Hospital Santa Isabel, também na região, mas não resistiu. A Defesa Civil atendeu diversas ocorrências nas últimas 24 horas. Na noite de ontem, sete famílias tiveram que sair de suas casas após o córrego Bandeirinhas transbordar.

A chuva também causou interdições em vias da cidade. No bairro Jardim da Cidade, próximo o viaduto Jacintão, o rio Betim transbordou e alagou a avenida Juiz Marco Túlio Isaac (assista ao vídeo). A Via Expressa, no limite entre Betim e Contagem, também foi interditada após a queda de um talude. 

Na noite deste sábado, o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) anunciou algumas medidas que serão adotadas pelo município. O auxílio-aluguel, destinado às famílias que tiveram que sair de suas casas em razão dos riscos de desabamentos e deslizamentos de terra, será ampliado de R$ 450 para R$ 600.

Além disso, para diminuir a circulação de pessoas no início da semana, quando são previstos grandes volumes de chuva para a cidade, a prefeitura irá decretar a suspensão do funcionamento dos serviços não essenciais na segunda e terça-feira.

“Estamos passando por um fenômeno de chuvas intensas, que era previsto, mas em volume menor. Vamos publicar, de maneira extraordinária, que, na segunda e na terça, que vão continuar sendo dias críticos de chuva, determinando que serviços não essenciais não funcionem nesses dois dias”, disse Medioli.

Transporte público

A prefeitura suspendeu a circulação de quatro linhas do transporte público de Betim. A medida se deve em razão do grande volume de chuva registrado na cidade. As linhas afetadas são 90, 30, 53 e 70.

“Devido ao grande volume de chuvas em todas as regiões da cidade, algumas linhas do transporte público foram interrompidas para a garantia da segurança dos usuários”, disse a prefeitura em nota.

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

 

Comunicar erro • Princípios editoriais