Casa desaba no Citrolândia, em Betim
Casa desabou no Citrolândia – Foto: Defesa Civil

Um homem, de 38 anos, morreu após sua casa desabar no Citrolândia, em Betim. A cidade vem registrando uma intensa chuva desde a noite de ontem (7). Foi o primeiro registro fatal neste período chuvoso (desde novembro de 2020).

Segundo informações, o homem chegou a ser socorrido com vida e levado ao Hospital Santa Isabel, também na região, mas não resistiu. A Defesa Civil atendeu diversas ocorrências nas últimas 24 horas. Na noite de ontem, sete famílias tiveram que sair de suas casas após o córrego Bandeirinhas transbordar.

A chuva também causou interdições em vias da cidade. No bairro Jardim da Cidade, próximo o viaduto Jacintão, o rio Betim transbordou e alagou a avenida Juiz Marco Túlio Isaac (assista ao vídeo). A Via Expressa, no limite entre Betim e Contagem, também foi interditada após a queda de um talude. 

Na noite deste sábado, o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) anunciou algumas medidas que serão adotadas pelo município. O auxílio-aluguel, destinado às famílias que tiveram que sair de suas casas em razão dos riscos de desabamentos e deslizamentos de terra, será ampliado de R$ 450 para R$ 600.

Além disso, para diminuir a circulação de pessoas no início da semana, quando são previstos grandes volumes de chuva para a cidade, a prefeitura irá decretar a suspensão do funcionamento dos serviços não essenciais na segunda e terça-feira.

“Estamos passando por um fenômeno de chuvas intensas, que era previsto, mas em volume menor. Vamos publicar, de maneira extraordinária, que, na segunda e na terça, que vão continuar sendo dias críticos de chuva, determinando que serviços não essenciais não funcionem nesses dois dias”, disse Medioli.

Transporte público

A prefeitura suspendeu a circulação de quatro linhas do transporte público de Betim. A medida se deve em razão do grande volume de chuva registrado na cidade. As linhas afetadas são 90, 30, 53 e 70.

“Devido ao grande volume de chuvas em todas as regiões da cidade, algumas linhas do transporte público foram interrompidas para a garantia da segurança dos usuários”, disse a prefeitura em nota.

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Fachadas dos shoppings Partage e Monte Carmo, em Betim

Saiba como funcionam os shoppings de Betim durante o Carnaval

Veja os horários de funcionamento das lojas, das operações de alimentação e dos serviços de lazer no Partage e no Monte Carmo.
Mosquito Aedes aegypti

Betim confirma uma morte por dengue em 2024

Confirmação aconteceu nessa segunda-feira (19.fev). Outro óbito está em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde.
Vista aérea sobre a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, região Central de Betim (MG)

Frente fria pode provocar chuvas isoladas ainda nesta semana em Betim

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta, até as 10h de quinta-feira, para ‘chuvas intensas’.
Vista parcial do bairro Jardim da Cidade, em Betim (MG)

Cota única do IPTU em Betim vence na próxima terça

Desconto para pagamento à vista, em cota única, é de 8%. Proprietários de imóveis também podem parcelar o imposto em duas e oito vezes, com vencimentos a partir do dia 8 de março.