Defesa Civil monitora situação da chuva no Citrolândia
Defesa Civil monitora situação da chuva no Citrolândia – Foto: PMB/Divulgação

A região metropolitana de Belo Horizonte segue registrando estragos após as chuvas intensas dos últimos dias. Na tarde deste sábado (8) a Via Expressa, no limite entre Betim e Contagem, foi interditada após a queda de um talude. A via foi totalmente interditada. A Defesa Civil foi acionada, e ainda não há informações de feridos.

A chuva também causa transtornos na região central de Betim. No bairro Ingá, próximo o viaduto Jacintão, o rio Betim transbordou e alagou a avenida Juiz Marco Túlio Isaac.

Segundo a Defesa Civil, 26 ocorrências foram atendidas nas últimas 24 horas no município. Na noite de ontem (7), sete famílias ficaram desalojadas após o córrego Bandeirinhas, no Citrolândia, sair da calha e a água atingir casas.

Moradores são retirados de casas próximas ao leito do córrego Bandeirinhas em Betim
Moradores são retirados de casas próximas ao leito do córrego Bandeirinhas em Betim – Foto: PMB

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois avisos para a Grande Belo Horizonte, sendo válido até 11h de domingo. O primeiro diz respeito a ‘perigo potencial’, indicando chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h), e possibilidade de queda de granizo. Já o segundo aviso é relacionado ao acumulado de chuva na região, indicando risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além da iminência de deslizamentos de encostas.

De acordo com o Instituto Climatempo, a precipitação para Betim neste fim de semana pode chegar a 135mm, sendo 70mm ao longo do dia de hoje, e de 65mm para este domingo (9).

Transporte público

A prefeitura suspendeu a circulação de quatro linhas do transporte público de Betim. A medida se deve em razão do grande volume de chuva registrado na cidade. As linhas afetadas são 90, 30, 53 e 70.

“Devido ao grande volume de chuvas em todas as regiões da cidade, algumas linhas do transporte público foram interrompidas para a garantia da segurança dos usuários”, disse a prefeitura em nota.

Casa desaba no Citrolândia

Parte de uma casa localizada na rua Nestor Palhares, no Citrolândia, desabou na tarde deste sábado, deixando duas pessoas feridas, informou a Defesa Civil.

Orientação

A Prefeitura de Betim emitiu uma nota, no início da tarde deste sábado, orientando os moradores para que redobrem a atenção com o nível dos rios. Segundo o comunicado, as pessoas que vivem em áreas ribeirinhas ou de risco de deslizamentos devem deixar separados, em local de fácil acesso, documentos de identificação, roupas, medicamentos e itens essenciais em caso de evacuação das casas.

Defesa Civil: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Cemig: 116

Guarda Municipal: 153

Samu: 192

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Agentes de combate a endemias em Betim (MG)

Inscrições de processo seletivo para agentes de saúde em Betim começam dia 10

Município pretende contratar 109 agentes comunitários de saúde, 110 agentes de combate às endemias e dez supervisores de campo. Os vencimentos são de R$ 2.824 e R$ 3.051,84.
Mosquito Aedes aegypti

Betim confirma uma morte por dengue em 2024

Confirmação aconteceu nessa segunda-feira (19.fev). Outro óbito está em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde.
Fachadas dos shoppings Partage e Monte Carmo, em Betim

Saiba como funcionam os shoppings de Betim durante o Carnaval

Veja os horários de funcionamento das lojas, das operações de alimentação e dos serviços de lazer no Partage e no Monte Carmo.
CTPS Carteira de Trabalho

Seter faz seleção para mais de 280 vagas de trabalho em Betim

Processo seletivo será feito presencialmente, nesta terça-feira (20.fev), na sede da superintendência; Candidatos devem apresentar documento de identificação com foto, currículo atualizado e a carteira de trabalho (impressa ou digital).