Antes e depois da avenida Juiz Marco Túlio Isaac em Betim após chuvas
Antes e depois da avenida Juiz Marco Túlio Isaac em Betim após chuvas
Vídeo mostra a situação da avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em Betim

A avenida Juiz Marco Túlio Isaac, no bairro Jardim da Cidade, em Betim, ficou completamente alagada após as intensas chuvas deste sábado (8). Vídeos publicados nas redes sociais mostram a situação de uma das principais ligações da região central com a regional Alterosas.

Em outro ponto da cidade, no limite com Contagem, um talude cedeu e interditou a Via Expressa nos dois sentidos. Até o início da tarde, 26 ocorrências haviam sido registradas pela Defesa Civil.

A situação mais grave ocorreu no bairro Citrolândia, onde um homem, de 38 anos, morreu após sua casa desabar. Ele chegou a ser levado ao Hospital da Colônia Santa Isabel mas não resistiu aos ferimentos. Na mesma região, sete famílias ficaram desalojadas após o córrego Bandeirinhas sair da calha e a água atingir as casas, na noite de ontem (7).

Av Juiz Marco Túlio Isaac alagada em Betim antes e depois
Antes e depois da avenida Juiz Marco Túlio Isaac em Betim após chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois avisos para a Grande Belo Horizonte, sendo válido até 11h de domingo. O primeiro diz respeito a ‘perigo potencial’, indicando chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h), e possibilidade de queda de granizo. Já o segundo aviso é relacionado ao acumulado de chuva na região, indicando risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além da iminência de deslizamentos de encostas.

De acordo com o Instituto Climatempo, a precipitação para Betim neste fim de semana pode chegar a 135mm, sendo 70mm ao longo do dia de hoje, e de 65mm para este domingo (9).

Transporte público

A prefeitura suspendeu a circulação de quatro linhas do transporte público de Betim. A medida se deve em razão do grande volume de chuva registrado na cidade. As linhas afetadas são 90, 30, 53 e 70.

“Devido ao grande volume de chuvas em todas as regiões da cidade, algumas linhas do transporte público foram interrompidas para a garantia da segurança dos usuários”, disse a prefeitura em nota.

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

Erramos
Na primeira versão deste texto, informamos que o alagamento ocorreu na altura do bairro Ingá. O ponto crítico do transbordamento do rio, e destacado na matéria, foi registrado no Jardim da Cidade. O texto foi corrigido em 09/01/2022 às 09h42.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais