Defesa Civil recebe doações de roupas e alimentos para desabrigados em Betim
Defesa Civil recebe doações de roupas e alimentos para desabrigados em Betim – Foto: PMB

Em novo boletim da Defesa Civil de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, o número de ocorrências registradas na cidade, durante e após as chuvas do fim de semana, subiu para 837. Até o momento, 15 ruas e avenidas seguem bloqueadas, total ou parcialmente, em razão de alagamentos.

Segundo a prefeitura, 36 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que 9.251 tiveram que sair de suas casas. Nos abrigos municipais, 158 pessoas recebem assistência da prefeitura.

Desde a última sexta-feira (7.jan), foram poucos os intervalos no dia com o tempo firme em Betim. A Defesa Civil registrou, de sábado para domingo, 165,9mm de chuva na cidade, o que representa mais de 60% da média histórica para o mês, de acordo com dados do Climatempo.

Situação em Betim:

  • 837 chamados recebidos pela Defesa Civil até 16h;
  • 36 mil pessoas em áreas atingidas pelas chuvas;
  • 9.251 pessoas desalojadas (indo para casa de parentes e amigos);
  • 158 pessoas desabrigadas (em abrigos municipais);
  • 15 ruas e avenidas interditadas total ou parcialmente;
  • 1 morte confirmada;

Deslizamentos de terra, obstruções de vias e alagamentos ainda seguem sendo as ocorrências que mais demandam os serviços dos agentes da Defesa Civil. As regionais Citrolândia, Centro e Norte são as mais afetadas. No sábado (8.jan), um homem morreu após sua casa desabar, sendo este o primeiro óbito registrado no período chuvoso (a partir de novembro de 2021).

Ocorrências registradas por regionais:

Citrolândia: 64

Centro: 59

Norte: 31

Vianópolis: 23

Alterosas: 46

PTB: 21

Teresópolis: 12

Icaivera: 6

Imbiruçu: 11

Petrovale: 2

Além da chuva constante, a barragem Várzea das Flores, que atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, segue desviando parte da água para a calha do rio Betim, elevando o nível dos córregos que cortam os bairros da regional Norte.

Transporte público

As linhas do transporte público da cidade estão com os quadros de horários alterados. A medida será mantida, excepcionalmente, nesta segunda e terça-feira (10 e 11.jan). O usuário deve consultar o site da prefeitura para saber se a linha estará circulando no horário desejado (Clique aqui para acessar).

Betim registra 165.9mm de chuva em 24hrs

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

 

Comunicar erro • Princípios editoriais