10.jan.2022 - Vittorio Medioli em transmissão pelas redes sociais
10.jan.2022 – Vittorio Medioli em transmissão pelas redes sociais – reprodução

A Prefeitura de Betim publicou, no início da noite desta segunda-feira (10.jan), em uma edição extra no Órgão Oficial, a revogação do decreto que suspendia o funcionamento das atividades não essenciais, que seria válido até as 23h59 de terça-feira.

No sábado (8.jan), o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) havia decretado a suspensão de várias atividades por três dias (domingo, segunda e terça). Alegando o volume de chuva esperado para o início da semana, a prefeitura buscava diminuir a quantidade de pessoas se deslocando pela cidade, principalmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos.

Betim vem sendo atingida por chuvas desde a última sexta-feira (7.jan). Até o início da noite de hoje, 36 mil pessoas haviam sido afetadas diretamente com as inundações em regiões próximas aos leitos dos rios Paraopeba e Betim, sendo contabilizados 9.237 desabrigados. A Defesa Civil atendeu mais de 830 ocorrências de alagamentos, deslizamentos e obstruções de vias.

Situação em Betim (10/01/2022):

  • 837 chamados recebidos pela Defesa Civil até 16h;
  • 36 mil pessoas em áreas atingidas pelas chuvas;
  • 9.251 pessoas desalojadas (indo para casa de parentes e amigos);
  • 158 pessoas desabrigadas (em abrigos municipais);
  • 15 ruas e avenidas interditadas total ou parcialmente;
  • 1 morte confirmada;

Ocorrências registradas por regionais:

Citrolândia: 64

Centro: 59

Norte: 31

Vianópolis: 23

Alterosas: 46

PTB: 21

Teresópolis: 12

Icaivera: 6

Imbiruçu: 11

Petrovale: 2

Além da chuva constante, a barragem Várzea das Flores, que atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, segue desviando parte da água para a calha do rio Betim, elevando o nível dos córregos que cortam os bairros da regional Norte.

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

 

Comunicar erro • Princípios editoriais