Em novo boletim da Defesa Civil de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, o número de ocorrências registradas na cidade, durante e após as chuvas do fim de semana, subiu para 837. Até o momento, 15 ruas e avenidas seguem bloqueadas, total ou parcialmente, em razão de alagamentos.
Segundo a prefeitura, 36 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que 9.251 tiveram que sair de suas casas. Nos abrigos municipais, 158 pessoas recebem assistência da prefeitura.
Desde a última sexta-feira (7.jan), foram poucos os intervalos no dia com o tempo firme em Betim. A Defesa Civil registrou, de sábado para domingo, 165,9mm de chuva na cidade, o que representa mais de 60% da média histórica para o mês, de acordo com dados do Climatempo.
Situação em Betim:
- 837 chamados recebidos pela Defesa Civil até 16h;
- 36 mil pessoas em áreas atingidas pelas chuvas;
- 9.251 pessoas desalojadas (indo para casa de parentes e amigos);
- 158 pessoas desabrigadas (em abrigos municipais);
- 15 ruas e avenidas interditadas total ou parcialmente;
- 1 morte confirmada;
Deslizamentos de terra, obstruções de vias e alagamentos ainda seguem sendo as ocorrências que mais demandam os serviços dos agentes da Defesa Civil. As regionais Citrolândia, Centro e Norte são as mais afetadas. No sábado (8.jan), um homem morreu após sua casa desabar, sendo este o primeiro óbito registrado no período chuvoso (a partir de novembro de 2021).
Ocorrências registradas por regionais:
Citrolândia: 64
Centro: 59
Norte: 31
Vianópolis: 23
Alterosas: 46
PTB: 21
Teresópolis: 12
Icaivera: 6
Imbiruçu: 11
Petrovale: 2
Além da chuva constante, a barragem Várzea das Flores, que atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, segue desviando parte da água para a calha do rio Betim, elevando o nível dos córregos que cortam os bairros da regional Norte.
Transporte público
As linhas do transporte público da cidade estão com os quadros de horários alterados. A medida será mantida, excepcionalmente, nesta segunda e terça-feira (10 e 11.jan). O usuário deve consultar o site da prefeitura para saber se a linha estará circulando no horário desejado (Clique aqui para acessar).