A Defesa Civil de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, já realizou, desde a última sexta-feira (7.jan), mais de 1,3 mil atendimentos relacionados às chuvas. As ocorrências são de deslizamentos de terra, obstruções de vias e alagamentos.
Até o último balanço da prefeitura, divulgado no fim da tarde desta terça-feira (11.jan), 36 mil moradores estavam em áreas fortemente afetadas pelas chuvas, sendo que 9.257 pessoas tiveram que sair de suas casas. Outras 300 pessoas estavam em abrigos provisórios na cidade. Um homem morreu, no sábado, após sua casa desabar.
Situação em Betim (11.01/2022)
- 1.311 chamados recebidos pela Defesa Civil até 16h40;
- 36 mil pessoas em áreas atingidas pelas chuvas;
- 9.251 pessoas desalojadas (indo para casa de parentes e amigos);
- 300 pessoas desabrigadas (em abrigos municipais);
- 25 ruas e avenidas interditadas total ou parcialmente;
- 1 morte confirmada;
A regional mais atingida pelas chuvas é a Citrolândia, com 95 ocorrências. A elevação do nível do rio Paraopeba causou grandes inundações. Na regional Norte, a barragem Várzea das Flores, entre Betim e Contagem, continua seu processo de vertimento, quando parte da água é desviada para a calha do rio Betim. Isso já provoca transtornos em vários bairros. No Nossa Senhora de Fátima, a situação segue caótica, com casas completamente inundadas.
Em nota, a prefeitura informou que suas equipes seguem atuando em todas as regionais da cidade. A Ecos, autarquia responsável pelas obras e o trânsito, realiza a limpeza das vias, além de uma operação tapa-buracos.
Operação tapa-buracos
Rua José de Alencar, bairro Jardim Petrópolis
Rua Anastácio Franco Amaral, bairro Jardim Petrópolis
Rua Irajá, bairro Salomé
Rua Progresso, bairro Imbiruçu
Rua Santo Afonso, bairro Vianópolis
Rua Boa Vista, bairro Vianópolis
Ações de limpeza e recuperação de vias
MGs 050, 060 e 155.
Rua Matão, no bairro Citrolândia.
Recuperação da estrada Fazenda Paraíso, Serra Negra
Estrada para Mário Campos, bairro Bandeirinhas – retirada de árvore e tratamento de erosão.
Pontos de doação
Além das sedes nas regionais administrativas do município, o Partage Shopping, no São João, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Jardim da Cidade, também serão pontos de doação (veja os endereços abaixo). Podem ser doados alimentos não perecíveis, utensílios domésticos, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal (veja aqui os endereços dos pontos para doação).
Cadastro de voluntários
A prefeitura abriu um cadastro em seu site para as pessoas que desejam ajudar na assistência aos desabrigados. Clique aqui para se inscrever.
Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim