Defesa Civil usa barcos para resgatar pessoas em Betim
Defesa Civil usa barcos para resgatar pessoas em Betim – Foto: Adeildo Silva/PMB

A Prefeitura de Betim informou, na tarde deste domingo (9.jan), que vai abrir a Escola Municipal Maria Aracélia Alves, no bairro Itacolomi, para receber possíveis desabrigados pelas chuvas. A medida acontece porque o nível do rio Betim deve continuar a subir com o volume de chuva que ainda está previsto para cair na cidade.

A barragem Várzea das Flores atingiu, na noite de ontem (8.jan), a capacidade total, obrigando a Copasa a realizar o processo de vertimento da represa, quando parte da água é desviada para o leito do rio.

E alguns bairros, como o Espírito Santo e o Nossa Senhora de Fátima, já são prejudicados com a elevação do nível do rio Betim. Mais cedo, as avenidas Edmeia Matos Lazzarotti e Cordiline foram interditadas em razão dos alagamentos. Segundo a prefeitura, 68 famílias tiveram que deixar suas casas.

Pela manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve dois alertas para a Grande Belo Horizonte. O primeiro diz respeito a ‘perigo potencial’, indicando chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Já o segundo aviso é relacionado ao acumulado de chuva na região, indicando risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além da iminência de deslizamentos de encostas. Os alertas são válidos até esta segunda-feira, dia 10.

Janeiro de 2022 – Chuvas intensas em Betim

 

Comunicar erro • Princípios editoriais