Vista aérea da região central de Betim (Imagem prefeitura de Betim Divulgação)
(Imagem: Prefeitura de Betim/Divulgação)

Por causa do feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira (21), diversos serviços públicos e também o comércio de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, terão o funcionamento alterado. Já na sexta-feira (22), ponto facultativo previsto no calendário municipal, somente alguns órgãos públicos vão funcionar.

Em caso de viagem, os motoristas devem redobrar a atenção. Somente na rodovia Fernão Dias, cerca de 500 mil veículos devem passar na via durante o feriado. A concessionária que administra o trecho até São Paulo indicou os horários de maior movimento na estrada:

  • Quarta-feira (20/04) – das 18h às 21h;
  • Quinta-feira (21/04) – das 9h às 16h;
  • Sexta-feira (22/04) – das 16h às 21h;
  • Sábado (23/04) – das 8h às 12h;
  • Domingo (24/04) – das 16h às 21h;
  • Segunda-feira (25/04) – das 07h às 11h.

O que fazer em Betim

Veja a seguir o que abre e o que fecha em Betim no Feriado de Tiradentes:

Comércio

O comércio de rua não deverá abrir as portas nesta quinta. Já na sexta (22), o funcionamento será normal.

Bancos

As agências bancárias não terão atendimentos presenciais nesta quinta-feira (21). Os caixas eletrônicos e serviços digitais permanecem à disposição das pessoas, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O atendimento presencial será retomado no horário normal das agências na sexta-feira (22).

Saúde

— Unidades Básicas de Saúde (UBS)
As Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas no dia 21. O atendimento médico e para vacinação será normal na sexta-feira (22), no horário das 7h às 18h.

— Unidades de Urgência e Emergência
Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e Centro Materno-infantil, o atendimento de urgência e emergência será normal, 24 horas.

— Rede de Saúde Mental
Na quinta-feira (21), somente os Centros de Referência em Saúde Mental com funcionamento 24 horas estarão abertos. São eles: Cersam Teresópolis, Cersam Betim Central e Caps-Ad. Na sexta-feira (22), todos os Cersam e Caps-AD funcionarão para atendimentos de urgência e emergência. O Centro de Convivência Estação dos Sonhos estará fechado todos os dias.

— Centros de Referência
Os Centros de Referência em Especialidades Divino Braga, em Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) e o Serviço de Raio-X eletivo permanecerão fechados nos dias 21 e 22 de abril.

Transporte público

Os horários podem ser acessados no aplicativo ClicaBus e no site da prefeitura.
21/04 (quinta-feira): feriado/domingo
22/04 (sexta-feira): dia útil

Limpeza urbana

A coleta de lixo residencial e hospitalar funcionará normalmente neste feriado de Tiradentes (dia 21). Não haverá coleta seletiva na data. Na sexta-feira (22), os serviços serão ofertados normalmente.

O Restaurante Popular não terá funcionamento durante o feriado (quinta e sexta-feira). Os serviços retornam segunda-feira (25).

Mercado Central

Na quinta-feira, 21, o Mercado Central de Betim estará aberto até as 12h. Na sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24) terá funcionamento em horário normal.

Defesa Civil

A Defesa Civil mantém o plantão durante todo o feriado. As equipes podem ser acionadas pelo telefone 199.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal atuará normalmente, com patrulhamento e plantão 24h. O órgão pode ser acionado pelo telefone 153.

Parques

Felisberto Neves
O parque seguirá aberto durante todos os dias, das 7h às 19h. A sede da Polícia Militar Ambiental que está localizada no parque funcionará das 7h às 19h.

Cléo Barbosa
O parque seguirá aberto durante todos os dias, das 8h às 21h.

VEJA TAMBÉM:

 

Comunicar erro • Princípios editoriais