Vista da Praça Milton Campos em Betim
O monumento histórico no centro da praça é a reinvenção da primeira igreja matriz de Betim, a Nossa Senhora do Carmo, que foi demolida em 1969 – Foto: arquivo/Anselmo UBL/PMB

Um dos pontos mais conhecidos de Betim é a Praça Milton Campos. O espaço faz parte do Complexo Cultural Villa-Lobos, que inclui a Casa da Cultura, a primeira Caixa D’água da cidade, o Teatro Municipal Newton Amaral Franco, a Fonte de Água Benedicto Francisco Tomanik, a Capela (em construção) e as suas esculturas de bronze.

VEJA TAMBÉM:

Complexo Cultural Villa-Lobos
— Casa da Cultura;
— primeira Caixa D´água da cidade;
— Teatro Municipal Newton Amaral Franco;
— Fonte de Água Benedicto Franscisco Tomanik;
— Capela;
— esculturas em bronze.

O monumento histórico no centro da praça é a reinvenção da primeira igreja matriz de Betim, a Nossa Senhora do Carmo, que foi demolida em 1969. O memorial foi criado em 1999, pelo arquiteto Flávio Almada, que ganhou em 1º lugar o concurso de arquitetura da época. A obra foi estilizada no tamanho original da fachada principal.

Ainda na região, a Casa da Cultura Josephina Bento é o destino certo para conhecer a história de Betim. Sua finalidade inicial era servir de pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas, que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro.

Além de pousada, na casa funcionava um comércio de secos e molhados. Existem indícios que a apontam como a primeira construção de Betim. Atualmente, a Casa da Cultura mantém em exposição um significativo acervo, reunido peças da história do município e do Estado.

Casa da Cultura em Betim
Foto: PMB

Bares e restaurantes

Ao redor da praça, há bares e restaurantes para você apreciar o melhor da gastronomia local. Em breve, também será inaugurado o Teatro Municipal Newton Amaral Franco.

Praça Milton Campos (Av. Governador Valadares, Centro);

Casa da Cultura (Rua Padre Osório Braga, 18, Centro – Segunda a sexta, 9h às 17h

 

Comunicar erro • Princípios editoriais