Unidade Básica de Saúde UBS em Betim
Unidade Básica de Saúde (UBS) em Betim – Foto de arquivo/PMB/Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde em Betim, na região metropolitana de Belo horizonte, vão funcionar normalmente nesta sexta-feira (22). Considerado ponto facultativo, as UBSs mantêm os atendimentos médicos das 8h às 17h.

Além disso, os imunizantes contra a gripe (influenza), sarampo e covid-19 também estarão disponíveis para a população. Segundo a prefeitura, as vacinas podem ser aplicados no mesmo dia, não sendo necessário aguardar um intervalo entre as doses.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, as unidades estarão abertas para atender aquelas pessoas que têm dificuldade de ir às unidades nos dias úteis. “Criamos essa oportunidade para que os cidadãos que ainda não puderam se vacinar ou estão com doses em atraso possam completar o esquema vacinal”, reforçou

Quem pode tomar cada vacina

A vacina contra a covid-19 está disponível para toda a população acima de 5 anos, conforme o esquema vacinal de cada idade. Os imunizantes contra a gripe são ofertados para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A vacina contra sarampo é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e também para os trabalhadores da saúde.

Outras unidades de saúde

Todos os Centros de Referência em Saúde Mental também estarão abertos, na sexta-feira (22), para atendimentos de urgência e emergência. Na quinta-feira (21), somente os equipamentos com funcionamento 24h – Cersam Teresópolis, Cersam Betim Central e Caps-Ad – terão atendimento.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e Maternidade Pública de Betim, o atendimento de urgência e emergência será normal, 24 horas.

Os outros equipamentos de saúde permanecerão fechados nos dias 21 e 22. São eles: Centros de Referência em Especialidades Divino Braga, em Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, e em Saúde do Trabalhador (Cerest); o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) e o Serviço de Raio-X. O funcionamento retorna ao normal na segunda-feira (25).

 

Comunicar erro • Princípios editoriais