Escola da educação infantil em Betim (MG)
Sala de aula na educação infantil em Betim – Foto: PMB/Divulgação

As inscrições para o programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação, começam na próxima segunda-feira (25). Em Betim, o processo seletivo simplificado (PSS) será feito pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contratação voluntária de assistente de alfabetização.

Os interessados precisam levar a documentação exigida no edital, publicado no Órgão Oficial do Município do último dia 7 (acesse aqui), até a escola que desejam atuar – desde que a unidade esteja cadastrada no programa.

De acordo com o edital, poderão participar do PSS os profissionais com ensino médio completo, professores alfabetizadores das redes municipal ou estadual com disponibilidade de carga horária, professores alfabetizadores aposentados, estudantes de Pedagogia ou licenciatura em Letras, profissionais com curso de Magistério em nível médio e pós-médio, ou estudantes nessa modalidade. Será de responsabilidade das escolas municipais cadastradas no programa Tempo de Aprender a seleção dos candidatos.

Os profissionais selecionados receberão uma bolsa mensal para despesas pessoais, como alimentação e transporte, no valor de R$ 150 equivalentes a cinco horas de trabalho semanal em cada turma. Poderá o assistente de alfabetização atuar em mais de uma turma, não excedendo oito, sendo no máximo quatro turmas por turno (manhã e tarde).

Inscrição

Interessados em participar do processo deverão se inscrever diretamente na secretaria da escola municipal em que deseja atuar – desde que a mesma tenha aderido ao Tempo de Aprender -.  entre os dias 25 a 28 de abril, das 8h às 10h ou das 14h às 16h.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar as vias originais e cópias dos seguintes documentos:

– comprovante de habilitação/escolaridade,
– diploma registrado ou Declaração de Conclusão de Curso,
– documento de identidade,
– comprovante(s) ou certidão de votação da última eleição,
– comprovante de quitação das obrigações militares (para candidatos do sexo masculino), exceto para cidadão com mais de 45 anos,
– CPF,
– comprovante de residência,
– atestado de bons antecedentes.

Tempo de Aprender
O novo programa do Ministério da Educação tem como objetivo fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização – para reforçar a leitura, a escrita e as habilidades matemáticas dos estudantes do 1º e do 2º ano do ensino fundamental. A meta é elevar a qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem.  

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Educação de Jovens e Adultos em Betim

Encceja 2022: veja as datas do exame de certificação para Jovens e Adultos

O Encceja afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada
Fundo de Financiamento Estudantil - fies

FNDE prorroga prazo para renovação de financiamento do Fies

Novo prazo vai até 30 de abril
Fachada do Inep, em Brasília

Inep inicia aplicação das provas do Pisa

Estudantes de todo o país, com 15 anos de idade e que estejam matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, serão avaliados até o dia 31 de maio
Victor Godoy

Victor Godoy é efetivado no Ministério da Educação

Godoy estava interinamente no cargo desde a saída do ex-ministro Milton Ribeiro
Conteúdo patrocinado: