Vista aérea sobre a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, região Central de Betim (MG)
(Imagem: Arquivo / Reprodução / Facebook / PMB)

O feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) será com muita chuva e temperaturas amenas em Betim e nas demais cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

Uma frente fria segue atuando sobre Minas e influenciando no clima. De acordo com o Climatempo, a passagem desta frente fria, e circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, forma nuvens de chuva sobre várias áreas da região sudeste do país.

Na madrugada desta sexta-feira (8), a temperatura mínima em Betim chegou aos 16ºC, e a máxima não deve passar dos 27ºC, no período da tarde. É esperada pancadas de chuva à tarde e à noite (17mm).

No sábado (9), também é esperada chuva a qualquer hora, com preciptação de 15mm. A mínima prevista é de 27ºC, e a máxima não deve passar dos 25ºC. Veja a previsão do tempo para os próximos dias em Betim:

Sexta-feira, 08/10/2021: Mínima 16ºC – Máxima 27ºC (Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite);

Sábado, 09/10/2021: Mínima 17ºC – Máxima 25ºC (Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado a qualquer hora);

Domingo, 10/10/2021: Mínima 17ºC – Máxima 24ºC (Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado a qualquer hora);

Segunda-feira, 11/10/2021: Mínima 16ºC – Máxima 21ºC (Chuvoso durante o dia e à noite);

Terça-feira, 12/10/2021: Mínima 17ºC – Máxima 24ºC ( Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado a qualquer hora);

Atenção com o período de chuvas

Nesta temporada de chuvas é preciso ficar atento. No início da semana, uma forte chuva causou transtornos na região central de Betim, com queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

Em outra ocasião, já no fim do mês de setembro, foram registradas chuvas de granizo em bairros da regional Alterosas. Na regional Icaivera, a chuva provocou alagamentos, queda de árvores e deixou pessoas desalojadas.

Defesa Civil – 199;

Corpo de Bombeiros – 193;

Polícia Militar – 190;

Guarda Municipal – 153;

Plano de Contingência

No dia 1º, a Defesa Civil da cidade lançou um plano de contingência para o período chuvoso. A estratégia envolve todas as forças de segurança e salvamento que atuam no município, além de algumas pastas da gestão pública, buscando mitigar os efeitos dos temporais.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o período de alerta de chuvas intensas ocorre, normalmente, entre os meses de outubro e janeiro. Em grande parte das vezes tem início com garoas ou pancadas esporádicas que vão se tornando mais frequentes e intensas ao longo desse período até chegar a um volume muito intenso.

VEJA TAMBÉM:

 

Comunicar erro • Princípios editoriais