Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado pela prefeitura de Betim nessa sexta-feira (19). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um homem de 32 anos foi diagnosticado com o vírus. Segundo a nota, o paciente está estável e em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela unidade básica de referência.

Quatro casos já foram confirmados no município. No início do mês, o governo estadual confirmou que um homem de 40 anos foi o primeiro caso na cidade. Na última semana, outros dois casos foram relatados, inclusive, em uma puérpera, que apresentou sintomas ainda durante a gestação.

No balanço da secretaria de Saúde, além dos quatro casos já confirmados, Betim investiga outros oito. Dezoito testes foram descartados.

O que é a varíola

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais