A prefeitura confirmou, nessa terça-feira (2), o primeiro caso da varíola dos macacos em um morador de Betim. Segundo uma nota, a confirmação ocorreu após exames feitos pela Secretaria de Estado de Saúde.

“O caso positivo é de um adulto jovem, que está clinicamente estável e que está sendo acompanhado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde”, disse a prefeitura por meio de nota.

Outros casos

De acordo com a Secretaria de Saúde, quatro casos suspeitos em moradores do município foram descartados. Outros quatro casos seguem em investigação, já que os exames para identificação da varíola levam até 7 dias.

Varíola dos macacos em Betim (até 2.ago.2022)

  • 4 casos suspeitos;
  • 4 casos descartados;
  • 1 confirmado;

Morte em Belo Horizonte

Na semana passada, o Ministério da Saúde informou que o país registrou um óbito relacionado à varíola dos macacos, em um paciente de Belo Horizonte. A pasta disse que a vítima era um homem, de 41 anos de idade, e que já tratava outras doenças, incluindo um câncer, o que ocasionou o agravamento do seu quadro de saúde.

O que é a varíola

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais