Fachada do Centro Materno-infantil em Betim (MG)
Fachada do Centro Materno-infantil em Betim (MG) – Foto: PMB

Mais dois casos de varíola dos macacos foram confirmados em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A secretaria de Saúde já havia confirmado um caso no início do mês.

De acordo com uma nota divulgada pela prefeitura na tarde desta segunda-feira (15), uma mulher, de 26 anos, apresentou sintomas ainda gestante, no último dia 4. O parto foi realizado nesse domingo. Ainda segundo a nota, foi feita a coleta de exame para análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

“A mãe e o bebê estão em isolamento no Centro Materno-infantil e apresentam quadro clínico estável”, informou a prefeitura.

O outro caso foi confirmado em um homem, de 39 anos, que foi atendido em uma unidade de saúde particular de Belo Horizonte. A Secretaria de Saúde não informou a situação clínica do paciente.

De acordo com o balanço municipal, atualizado nesta segunda-feira, 28 casos suspeitos foram notificados em Betim, sendo 3 confirmados, 13 descartados e 12 em investigação.

Varíola dos macacos em Betim (até 15.ago.2022)

  • 28 casos suspeitos;
  • 13 casos descartados;
  • 3 confirmados;

O que é a varíola

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais