Vacina contra a Covid-19
(Imagem Fábio Silva/Prefeitura de Contagem/Divulgação)
Vacina CoronaVac
(Imagem PMB/Divulgação)

Betim deve avançar na vacinação contra a Covid-19 nesta semana, de acordo com o prefeito Vittorio Medioli (PSD). Em uma transmissão nas redes sociais, na última sexta-feira (23), Medioli disse que as pessoas com 38 e 39 anos deverão ser convocadas a partir de quarta-feira (28).

A ampliação para esses grupos, no entanto, depende de novas remessas de vacinas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). “Entraremos na faixa de 39 anos, provavelmente, a partir de quarta-feira, mas dependemos da liberação do Estado. Nossa meta é vacinar os com 38 anos”, disse.

Para esta segunda-feira, as pessoas com 60 anos, que receberam a vacina Oxford/AstraZeneca, devem retornar aos postos de saúde para a segunda dose do imunizante. Para as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Coronavac, a aplicação da dose 2 será por meio de agendamento.

Até a última sexta, Betim contabilizava 172.974 pessoas com a primeira dose da vacina (38,9% da população). Entre as pessoas que receberam os imunizantes, 46.834 delas completaram o esquema vacinal, com as duas doses necessárias. Outras 9.778 pessoas receberam a vacina da Janssen, de dose única. Portanto, 12,7% da população completou o esquema vacinal e/ou tomou a dose única da vacina.

Linha do tempo vacinação

A vacinação contra a Covid-19 começou em Betim oficialmente no dia 19 de janeiro, em uma cerimônia simbólica. Desde então, as doses chegam ao município de maneira escalonada, assim o Plano Nacional de Imunização (PNI) pode ser cumprido. Já foram vacinados profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus, que trabalham nos dois Centros de Cuidados Intensivos, do Samu e parte dos trabalhadores da demais unidades de saúde da rede pública e privada.

Também foram vacinados residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência. Já os idosos começaram a ser vacinados no dia 15/02. Veja o cronograma e saiba quais grupos estão sendo vacinados em Betim.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais