(Imagem Arquivo/Fundação Hemominas)

Fundação Hemominas esclarece que tem feito agendamento online para evitar aglomeração de pessoas em suas unidades

O Hemominas informou na última semana que os estoques de sangue estão em queda em seus centros pelo estado. Houve queda de 25% nas doações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Muito se deve à pandemia do novo coronavírus, que afastou a circulação de pessoas na cidade.

Diversas pessoas na internet relataram dificuldade de fazer o agendamento pelo site e que não haviam novas datas disponíveis para doação de sangue.

Entramos em contato com a Fundação Hemominas para saber sobre o problema nos agendamentos. Fomos informados que houve uma procura alta pelo agendamento das doações de sangue em virtude da grande mobilização da sociedade e que todos os dias são liberados novos horários para agendamento. 

Ainda segundo a Fundação, caso os interessados não encontrem datas disponíveis na agenda, tentem novamente mais tarde.

VEJA MAIS: Hospital Regional tem estoque de sangue zerado e faz apelo por doações

Captura de tela para agendamento de doação de sangue (Reprodução MG.GOV.BR)

Seguindo às recomendações do Ministério da Saúde, a Fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles: a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Quem pode doar?

Devido às medidas de prevenção ao coronavírus, os critérios de doação de sangue foram atualizados. Os candidatos que viajaram para países com casos confirmados de Covid-19, por exemplo, ou que tiveram contato com pessoas que tenham diagnóstico da doença ficam inaptos de doar por 30 dias. O doador que foi afetado com o vírus fica inapto por 90 dias. 

Além das novas recomendações do Ministério da Saúde para os doadores de sangue, podem doar as pessoas entre 16 e 69 anos, com peso acima de 50 kg, que estão em boas condições gerais de saúde e mantêm um estilo de vida saudável. No dia da doação é necessário levar um documento oficial de identificação, com foto.

Quem não pode doar?

Se o voluntário estiver com qualquer sintoma de gripe ou resfriado como tosse, febre, coriza e dor de garganta, ele não poderá doar. Nesse caso, deve-se aguardar 30 dias após o término dos sintomas para candidatar-se à doação de sangue. Há outras situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente, que devem ser verificadas no momento da doação. Algumas delas são o peso, doenças, uso de determinados medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas, dentre outras.

Mais informações estão disponíveis no site da Fundação Hemominas.

VEJA MAIS

Cemitérios em Betim são fechados e velórios serão limitados

Hospital Evangélico passa a atender serviços oncológicos da rede pública

Betim terá 3 centros para tratamento do coronavírus

Betim cria canal para tirar dúvidas sobre coronavírus

Procon realiza ações de fiscalização no comércio

Aulas da rede municipal ficarão suspensas até 30 de abril

Betim antecipa férias da rede municipal

Shopping centers apostam no delivery durante a quarentena

 

Comunicar erro • Princípios editoriais