Estoques do Hemominas caem 25% durante pandemia do coronavírus

O Hemominas informou que os estoques de sangue estão em queda em seus centros pelo estado. Houve queda de 25% nas doações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Muito se deve à pandemia do novo coronavírus, que afastou a circulação de pessoas na cidade.

O Hemominas faz um apelo para que pessoas saudáveis compareçam à instituição e contribuam para a manutenção dos estoques de sangue. Senão, os pacientes hematológicos atendidos pela Fundação em Minas Gerais, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sua sobrevivência.

Seguindo às recomendações do Ministério da Saúde, a Fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles: a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente. Mais do que nunca, é necessário o exercício da solidariedade, da cumplicidade, cada um fazendo sua parte para poder atravessar este momento difícil, com os desafios que ele impõe a todos.

Agendamento para doação

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitar aglomerações e para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas orienta os doadores para que agende o atendimento pela internet (www.hemominas.mg.gov.br) ou pelo MGapp.

VEJA MAIS

Famílias que tiveram prejuízos com chuvas poderão sacar FGTS

Cemitérios em Betim são fechados e velórios serão limitados

Transporte público em Betim sofre novas alterações de horários

Betim terá 3 centros para tratamento do coronavírus

Betim cria canal para tirar dúvidas sobre coronavírus

Procon realiza ações de fiscalização no comércio

Aulas da rede municipal ficarão suspensas até 30 de abril

 

Comunicar erro • Princípios editoriais