Sala de aula vazia em Betim
(Imagem Edson Dutra/PMB/Divulgação)
Sala de aula vazia em Betim
(Imagem Edson Dutra/PMB/Divulgação)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atendeu, nesta quarta-feira (4), a um pedido de tutela de urgência da Prefeitura de Betim para determinar a suspensão imediata da greve dos servidores municipais da Educação convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

A decisão da desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto determina o retorno imediato dos professores e demais servidores ao trabalho presencial sob pena de multa diária de cinquenta mil reais, limitada ao montante de um milhão de reais.

Em sua decisão, a desembargadora considera a vacinação nos profissionais, realizada em junho, e os protocolos de segurança elaborados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ainda de acordo com a decisão, embora legítimo e justo o motivo determinante da paralisação, os alunos mineiros estão há 1 ano e 5 meses sem aulas presenciais, e que o “direito constitucionalmente garantido à educação, notadamente dos mais jovens, vem sendo violado, privando muitos até mesmo da alfabetização”.

Em nota, a Prefeitura de Betim disse que “reitera o compromisso com a comunidade escolar e com a volta segura de alunos e trabalhadores às unidades escolares”. O Agenda Betim entrou em contato com o SindUTE/MG para um posicionamento sobre a decisão e aguarda o retorno.

Volta às aulas

Os profissionais da rede municipal de educação retornaram com suas atividades presenciais nesta semana. O retorno dos alunos será em formato híbrido, com atividades presenciais e remotas, a partir de segunda-feira (9).

Datas de retorno da educação em Betim:

I – profissionais das unidades escolares – 02/08/2021;
II – educação infantil;
– a: pré-escola – 09/08/2021;
– b: creche – 16/08/2021;
III – ensino fundamental;
– a: alunos do 7º, 8º e 9º ano – 09/08/2021;
– b: educação de Jovens e Adultos – EJA – 09/08/2021;
– c: alunos do 1º ao 6º ano – 16/08/2021.

A Secretaria de Educação divulgou os protocolos que deverão ser adotados na rede municipal. No documento, disponível no site da prefeitura (acesse aqui – nº2193 22/07/2021 – ou baixe o PDF), são repassadas as medidas de proteção e prevenção à covid-19 que serão adotadas nas salas de aula, pátios, banheiros, laboratórios, refeitórios, cozinha, no transporte escolar, entre outros espaços com a circulação de indivíduos.

Além disso, outras orientações são feitas para situações de alerta e ações para suspensão das aulas presenciais, sugestões de layout de salas para a educação infantil e fundamental, espaçamento entre mesas, frequência de limpeza e quais equipamentos de proteção deverão ser usados para cada ocasião.

Antecipação da 2ª dose

A partir desta quinta-feira (5), os profissionais da educação começam a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A antecipação será para os trabalhadores que receberam a vacina AstraZeneca/Oxford//Fiocruz em junho. Os profissionais recém chegados na rede municipal de ensino darão início ao processo de vacinação nesta semana.

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
São Paulo - Pessoa em situação de rua dorme na rua São Luís, região central

Campanha do Agasalho em Betim começa na 2ª; veja pontos de doação

Ação foi antecipada em razão da forte onda de frio que atingiu a cidade. Serão beneficiadas pessoas que estão em situação de rua e/ou vulnerabilidade social
Avenida Edmeia Matos Lazzarotti em Betim em um dia de chuva

Semana em Betim começa com muito frio e chuva isolada

A temperatura mínima estimada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo é de 15ºC e a máxima não deve passar dos 28ºC
Fachada da SETER Betim

Com início imediato, Seter faz seleção para 260 vagas de trabalho em Betim

Seleção presencial acontece na sede da superintendência somente nesta quarta-feira (18); As oportunidades são para áreas da construção pesada e terraplenagem
Carteira de Trabalho

Veja as vagas de emprego abertas em Betim

As oportunidades são para diversas posições, como ajudantes de produção, mecânicos, vendedores, entre outras; Instituição de ensino também abriu vagas para curso de qualificação profissional
Conteúdo patrocinado: