Um, dois, três, quatro. O Sada Cruzeiro é tetracampeão do Mundial de Clubes de Vôlei. A Raposa bateu os italianos do Lube Civitanova por 3 sets a 0 (17/25, 22/25 e 23/25).
O jogo foi disputado no palco dos outros três títulos cruzeirenses, o Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim. Em 2019, no mesmo local, o Lube havia frustrado a torcida e faturado o caneco diante do cruzeirenses. Chegou o dia do troco.
Miguel Lopez e Wallace foram os maiores pontuadores do jogo, com 12 e 9 pontos, respectivamente. Pelos italianos, Yant e Garcia marcaram 11 pontos cada.
VEJA TAMBÉM:
Campanhas dos finalistas
A equipe do Sada Cruzeiro teve duas vitórias por 3 sets a 0 na fase classificatória, contra o Sirjan Foolad (IRA) e do Trentino (ITA). Na semifinal, derrotou o Vôlei Natal por 3 sets a 1 (parciais 25/17, 25/22, 23/25 e 25/16). Os destaques da última partida foram Wallace e Lopez, com 18 e 16 pontos marcados cada, respectivamente.
Já os italianos do Lube venceram a primeira partida do Mundial por 3 sets a 2 contra a UPCN (ARG), e depois 3 sets a 0 no Natal. Na semifinal, derrotaram o Trentino por 3 sets a 2 ( parciais 25/20, 22/25, 23/25, 25/20 e 21/19). Yant e o brasileiro Lucarelli foram os maiores pontuares desta semifinal, com 27 e 17 pontos, respectivamente.
Títulos Mundiais de Vôlei do Cruzeiro
- 2013;
- 2015;
- 2016;
- 2021;
ÉEEEEEEEEEEE TEEEEEEEEEEEEEEETRAAAAAAAAAAAAAAAAA!!
— Sada Cruzeiro (@sadacruzeiro) December 12, 2021
É TETRACAMPEÃO DO MUNDO!!!
É o maior da história!! SADA CRUZEIRO!!!
Raposa mete um 3 a 0 no italiano Civitanova pra conquistar o mundo mais uma vez! Último set: 25/23 pic.twitter.com/RNvGpqLCEi
Torcida
No quinto Mundial sediado por Betim, na Grande Belo Horizonte, a torcida compareceu em peso para apoiar o time celeste. No jogo deste sábado, o ginásio Divino Braga ficou lotado. O Cruzeiro venceu nada menos que quatro das cinco finais disputadas no local.
O jogo
O Sada Cruzeiro contou com o apoio de mais de 4,8 mil no Divino Braga e foi pra cima dos italianos. No primeiro set, a equipe celeste abriu vantagem logo no início e soube controlar a partida. O Lube claramente sentiu a pressão, o que ocasionou uma chuva de erros de recepção, e principalmente, de saque. Em toda a partida, foram 34 pontos entregues, de graça, aos cruzeirenses.
No segundo set, os italianos até tentaram abrir vantagem no placar, mas de novo, erros constantes nos saques entregaram pontos ao Cruzeiro. A dupla Wallace e Miguel Lopez foram os maiores pontuadores do Sada.
Já Simon, do Trentino, sofreu com a pressão da torcida celeste. O atleta teve uma saída conturbada do Cruzeiro e os torcedores mostraram a insatisfação com muitas vaias em posse de bola.
A noite era para os donos da casa! Uma partida impecável, em todos os fundamentos, garantiu o quarto título para o Sada Cruzeiro.
“De piores a melhores do mundo em uma semana”
Ao fim da partida, Rodriguinho falou sobre seu segundo título mundial e também desabafou após a equipe cruzeirense chegar ao torneio sob críticas de parte da torcida. “Na primeira participação estava mais de coadjuvante, e hoje, pude contribuir mais efetivamente. Fico muito feliz! Esse título é muito importante. [Time] Desacreditado por muita gente. [Fomos] De piores a melhores do mundo em uma semana, só isso”, disse ao jornal “O Tempo”.
Classificação final
1º | Cruzeiro |
2º | Lube (ITA) |
3º | Trentino (ITA) |
4º | Vôlei Natal |
5º | UPCN (ARG) |
6º | Sirjan Foolad (IRA) |
Sada Cruzeiro – Fernando Cachopa, Wallace, Rodriguinho, López, Isac, Otávio, e o líbero Lukinha. Entrou Cledenilson. Técnico – Filipe Ferraz
Lube Civitanova – De Cecco, Anzani, Lucarelli, Garcia, Simon, Herrera e o líbero Balaso. Entraram Kovar, Sottile, Marchisio, Zaytsev. Técnico – Gian Lorenzo Blengini