Público acompanha partida do Mundial de Clubes dentro da quadra
Público acompanha partida do Mundial de Clubes dentro da quadra – Foto: Rafael Moreira/Agenda Betim

A edição 2021 do Mundial de Clubes de Vôlei masculino, que acontece até o próximo sábado (11), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, apresenta novidades nas regras de jogo e no layout do ginásio. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) está testando o posicionamento invertido da mesa de arbitragem, bancos e comissões técnicas das equipes, que agora estão de frente para as câmeras de transmissão da TV.

Já do outro lado da quadra, foram colocadas cadeiras para criar um novo espaço para o público, o chamado ‘Courtside Experience’. Os torcedores ficam dentro do melhor espaço da arena para assistir ao jogo. Segundo a entidade, o objetivo é “colocar mais foco nos jogadores, capturar as reações e emoções das equipes e criar um conteúdo mais envolvente para os fãs”.

A FIVB também está testando outras mudanças, e que afetam diretamente no tempo de jogo. Um cronometro é acionado durante o intervalo entre um ponto e outro, ou seja, o atleta tem 15 segundos para reiniciar a partida com o saque.

Além disso, cada equipe agora só pode pedir um tempo, de 30 segundos, por set. Já o tempo técnico, de 60 segundos, é acionado sempre quando uma equipe atinge 12 pontos no set.

VEJA TAMBÉM:

Os testes também serão realizados no Mundial de Clubes feminino, em Ankara, na Turquia, entre os dias 15 e 19 de dezembro. Os resultados serão avaliados pela FIVB para futuras competições.

Mundial de Betim

Betim sedia a competição internacional pela quinta vez. O Cruzeiro, campeão Sul-Americano 2019/20, e o Vôlei Natal, campeão da Superliga 2020/21, são os representantes brasileiros nesta edição.

Também participam do campeonato o UPCN, da Argentina, vice-campeão Sul-Americano 2019/20, Trentino, da Itália, vice-campeão da Champions League 2020/21, Sirjan Foolad, do Irã, campeão Asiático 2020/21, e Lube Civitanova, campeão Mundial de Clubes em 2019.

A fase semifinal do torneio começa nesta sexta-feira (10). Trentino x Lube e Natal x Cruzeiro definem os finalistas da edição 2021. As partidas ocorrem no Ginásio Poliesportivo Divino Braga.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais