Vereadores de Betim em sessão na Câmara
Foto: Câmara Municipal de Betim/Divulgação

O país ganhou, oficialmente, mais um partido político. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, ontem (8.fev), a criação do União Brasil (União). O novo partido começou a ser costurado no ano passado, a partir de uma fusão entre o Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL).

De imediato, o União Brasil será a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras, e o PT, a segunda maior, com 53 parlamentares. Dessa maneira, o novo partido passa a ter direito, em tese, à maior fatia do Fundo Partidário, algo em torno de R$ 160 milhões.

No entanto, em razão da janela partidária, entre 3 de março e 1º de abril, os parlamentares poderão trocar de partidos visando suas estratégias políticas no ano eleitoral.

No legislativo municipal, o União Brasil terá quatro cadeiras, sendo ocupadas por Léo Contador e Irani Maritaca, anteriormente no DEM, e Layon Silva e Junior Trabalhador, ex-PSL. O cenário político local também conta a vice-prefeita Cleusa Lara (ex-PSL), que pode vir a assumir o executivo municipal no lugar de Vittorio Medioli (sem partido), que vem sendo sondado pelo próprio União para disputar o Governo de Minas.

Nova diretoria

Ontem, na primeira sessão ordinária do ano após o recesso parlamentar, os vereadores realizaram a eleição para a nova diretoria da Casa. Aliado do governo municipal, Léo Contador vai comandar o Poder Legislativo no biênio 2023-2024.

A mesa diretora será composta, também, por Tiago Santana (PCdoB), como 1º vice-presidente; Dudu Braga (PV), como 2º vice-presidente; Ângela Maria (Republicanos), como 1ª secretária; e Claudinho (PSD), como 2º secretário.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais