16.jun.2021 - Estudantes são vacinados contra a Covid-19 em Betim, MG (Imagem Reprodução/Facebook/Prefeitura de Betim)
16.jun.2021 – Estudantes são vacinados contra a Covid-19 em Betim, MG (Imagem Reprodução/Facebook/Prefeitura de Betim)

A Prefeitura de Betim dará início, nesta quinta-feira (9), à segunda etapa da imunização dos 1.524 adolescentes de 12 a 17 anos, alunos da rede municipal de ensino, que receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 no mês de junho. A imunização acompanha o cronograma previsto no cartão de vacina dos adolescentes.

Nesta segunda etapa, a imunização ocorrerá na Unidade Básica de Saúde de 8h as 17h, de acordo com escalonamento preparado pela Secretaria Municipal de Saúde. Para tomar a segunda dose da vacina é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e cartão de vacina com o registro da 1ª dose.

Confira a UBS de referência para a segunda dose da vacina de acordo com a Regional:

Escola Municipal Valério Ferreira – UBS Petrovale

Escola Municipal Edivaldo Faleiro – UBS Petrovale

Escola Municipal Frei Rogato – UBS Colônia Santa Isabel 

Escola Municipal Geraldo Jorge – UBS Trincheira

Escola Municipal Jose Vilaça – UBS Colônia Santa Isabel

Escola Municipal Vereador Rafael – UBS Trincheira

Escola Municipal Maria Helena – UBS Icaivera

Escola Municipal Barão do Rio Branco – UBS Vianópolis

Escola Municipal Jorge Afonso – UBS Marimbá

Entenda

Em junho, em uma iniciativa inédita e polêmica, a prefeitura vacinou parte dos adolescentes matriculados na rede pública de ensino. Este grupo ainda não estava previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Menos de 24 horas após o início da vacinação, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais atendeu uma ação civil pública do Ministério Público (MPMG) e suspendeu a imunização neste público. O MP entendia, na ocasião, que o município não estava seguindo o Plano Nacional de Imunização e a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo quanto à vacinação dos grupos prioritários.

No único dia de vacinação, foram vacinados pouco mais de 1.500 adolescentes. Este grupo recebe a segunda dose nesta semana. Ainda não há previsão para a vacinação dos demais adolescentes. O município aguarda novas remessas de vacinas para continuar a imunização.

Linha do tempo vacinação

A vacinação contra a Covid-19 começou em Betim oficialmente no dia 19 de janeiro, em uma cerimônia simbólica. Desde então, as doses chegam ao município de maneira escalonada, assim o Plano Nacional de Imunização (PNI) pode ser cumprido. Já foram vacinados profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus, que trabalham nos dois Centros de Cuidados Intensivos, do Samu e parte dos trabalhadores da demais unidades de saúde da rede pública e privada.

Também foram vacinados residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência. Já os idosos começaram a ser vacinados no dia 15/02. Veja o cronograma e saiba quais grupos estão sendo vacinados em Betim.

Até o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 64,7% da população recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid, o que representa 288.129 pessoas. A segunda dose e/ou dose única chegou para 26%.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais