Vacina covid-19 Betim
Foto: Adeildo Silva/PMB/Divulgação

A vacinação contra a covid-19 no Brasil está esbarrando em mais um desafio: muitas pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante não estão retornando às unidades de saúde para receber a segunda.

Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 8,5 milhões de pessoas estão com a dose 2 em atraso. Em Betim, o obstáculo à imunização não é diferente. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, até o último dia 20, cerca de 5.640 pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina.

Para tentar diminuir essa evasão, a prefeitura iniciou uma campanha para que a população compareça às Unidades Básicas de Saúde da cidade para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, de acordo com a marcação no cartão de vacinas. A pessoa que estiver com a dose 2 em atraso deve procurar a UBS de referência do seu domicílio o mais breve possível para completar o ciclo vacinal. O alerta é ainda mais importante neste momento, em que a variante delta já circula em Minas Gerais.

No sábado (21), uma pesquisa da UFMG identificou o primeiro caso da variante em uma moradora da cidade. Segundo a prefeitura, a mulher, de 73 anos, que não tinha histórico de viagens recentes, recebeu as duas doses da vacina e não precisou de internação.

O secretário municipal de saúde, Augusto Viana, ressalta que, independentemente da vacina que a pessoa recebeu, é imprescindível retornar para completar a imunização.

É fundamental destacar que apesar das vacinas contra o novo coronavírus já conferirem algum grau de proteção após a primeira injeção, nos imunizantes de dose dupla – todos, com exceção da Janssen – a segunda dose é essencial para alcançar maior nível de proteção. Principalmente para os idosos e também para aqueles que possuem comorbidades, pela situação imunológica mais comprometida.

Até o momento, cerca de 55,6% da população betinense recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Por outro lado, a segunda dose chegou para apenas 21,4% dos moradores, de acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde.

Situação

De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (23), Betim registrou 58 novos casos de Covid no fim de semana. No período, não houve registro de morte em decorrência da doença. Ainda segundo o balaço, 222 pessoas estão em acompanhamento pela secretaria, e outras 8 seguem internadas na rede municipal de saúde. 

 

Comunicar erro • Princípios editoriais