Mulher recebe a vacina contra a Covid-19 em posto de saúde de Betim (MG)
Vacinação contra a Covid-19 em Betim – Foto: Reprodução/Facebook/PMB
Mulher recebe a vacina contra a Covid-19 em posto de saúde de Betim (MG)
Vacinação contra a Covid-19 em Betim – Foto: Reprodução/Facebook/PMB

Após a confirmação da circulação da variante delta do coronavírus em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para as pessoas com a segunda dose em atraso não deixar de se vacinar.

No sábado (21), uma pesquisa da UFMG identificou o primeiro caso da variante em uma moradora da cidade. Segundo a prefeitura, a mulher, de 73 anos, que não tinha histórico de viagens recentes, recebeu as duas doses da vacina e não precisou de internação.

Com as duas doses da vacina, a pessoa estará mais protegida e, caso infectada, desenvolverá um quadro mais leve da doença, não precisando de internação hospitalar.

Augusto Viana, secretário municipal de Saúde

Na sexta-feira (20), o prefeito Vittorio Medioli (sem partido), havia manifestado preocupação com a presença da variante mais transmissível do coronavírus. “A variante delta já chegou em nosso meio. Já está em Belo Horizonte e em Minas Gerais […] Não podemos baixar a guarda”, alertou.

Até o momento, cerca de 53,7% da população betinense recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Por outro lado, a segunda dose chegou para apenas 20,7% dos moradores, de acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o cronograma de vacinação de Betim, as pessoas com comorbidades, parte dos trabalhadores da saúde e a população com idade acima de 40 anos já estão no prazo para receber a segunda dose do imunizante.

Esses grupos devem se dirigir ao mesmo local onde receberam a primeira dose, na data marcada no cartão de vacinas. No ato da vacinação, devem ser apresentados o cartão de vacina com o registro da primeira dose, um documento de identidade e o Cartão SUS.

Segunda dose
Na data agendada no cartão de vacina ou, na próxima semana, para pessoas com a dose 2 em atraso.
Local: onde a pessoa recebeu a primeira dose
Betim Shopping – avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 1.655, Ingá;
Anexo do Cerest – rua Tocantins, número 301, Brasileia;
e nas 36 Unidades Básicas de Saúde do município (veja endereços).
Horário: das 8h às 17h.

Linha do tempo vacinação

A vacinação contra a Covid-19 começou oficialmente em Betim no dia 19 de janeiro, em uma cerimônia simbólica. Desde então, as doses chegam ao município de maneira escalonada, assim o Plano Nacional de Imunização (PNI) pode ser cumprido. Já foram vacinados profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus, que trabalham nos dois Centros de Cuidados Intensivos, do Samu e parte dos trabalhadores da demais unidades de saúde da rede pública e privada.

Também foram vacinados residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência. Já os idosos começaram a ser vacinados no dia 15/02. Veja o cronograma e saiba quais grupos estão sendo vacinados em Betim.

19.jan.2021 - Enfermeira Eliete Pereira dos Santos, 57 anos, é a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 em Betim (Imagem PMB/Divulgação)
19.jan.2021 – Enfermeira Eliete Pereira dos Santos, 57 anos, é a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 em Betim (Imagem PMB/Divulgação)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais