Roberto da Quadra em audiência pública sobre a proibição da venda e do uso de fogos de artificio em Betim
16.mar.2022 – Roberto da Quadra em audiência pública sobre a proibição da venda e do uso de fogos de artificio em Betim – Foto: Jonathan Pires/Câmara Municipal

Um projeto de lei que está em tramitação na Câmara dos Vereadores pretende proibir a comercialização e o uso de fogos de artifício em Betim. O PL 437/2021, de autoria do vereador Roberto da Quadra (Patriota), proíbe todos os artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso que ultrapassa 120 decibéis.

O texto abre exceção para os chamados fogos de vista, que produzem apenas efeitos visuais sem estampido, assim como os similares que acarretam barulho de baixa intensidade.

Segundo o vereador, a poluição sonora causada pelos fogos de artifício perturba os pacientes em hospitais e clínicas, idosos, crianças e autistas. “O projeto de lei não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios apenas visa proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho estampido e explosões, causando risco à vida humana e dos animais”, reforça em sua justificativa.

Na última quarta (16), uma audiência pública debateu o projeto. Mães de crianças autistas relataram o sofrimento enfrentado em seus lares com as consequências dos barulhos provocados pelos fogos. Elas apontaram outros problemas existentes, tais como igrejas com som muito acima dos decibéis permitidos pela legislação, carros com música absurdamente alta, motos e outros veículos com o escapamento aberto, entre outros casos.

Lei proíbe fogos em locais com animais

Em 2020, uma lei semelhante foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Vittorio Medioli. A lei 6.719/2020 proíbe a “queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos sonoros em eventos realizados com a participação de animais ou em áreas próximas a locais onde se abrigam qualquer espécie de animais”. A multa para quem descumprir vai de R$ 1 mil para Pessoa Física e de R$ 3 mil a Pessoa Jurídica.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Vereador de Betim Gilson da Autoescola

Comissão de Ética da Câmara vai apurar participação de vereador de Betim em atos de vandalismo em Brasília

Gilson da Autoescola (Cidadania) chegou a publicar vídeos no Instagram em frente ao Congresso Nacional e apagou após a repercussão negativa; Em nota, o parlamentar disse que saiu de casa “na expectativa de participar de um ato pacífico e democrático”
Vice-prefeita Cleusa Lara ocupava interinamente o cargo de secretária de Assistência Social de Betim

Cleusa Lara deixa o comando da Assistência Social

Ela volta a atuar exclusivamente no cargo de vice-prefeita. Saída acontece após Vittorio Medioli reclamar que primeiro escalação do seu governo estaria brigando e aproveitando da posição para ganhos políticos visando sucedê-lo.
Bombeiros de Minas Gerais em busca de vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

Comissão da Câmara vai acompanhar compensação por Mariana e Brumadinho

No total, a comissão terá a participação de dez parlamentares.
Vereadores em CPI da Lama

Câmara de Betim apresenta o relatório final da ‘CPI da Lama’

Os trabalhos da comissão começaram em abril, visando apurar possíveis crimes ambientais e contra a saúde pública, além de danos materiais e morais, ocasionados pela invasão da lama que teria rejeitos de minério de ferro da barragem que se rompeu em Brumadinho, em 2019