Adutora da Copasa passa sobre o Rio Paraopeba
Adutora da Copasa passa sobre o Rio Paraopeba – Foto: PMB/Divulgação

A Copasa informou que concluiu, no fim da manhã desta sexta-feira (18), a obra de uma adutora provisória sobre o rio Paraopeba, pertencente ao Sistema Serra Azul. Com isso, o abastecimento de água na Grande BH será normalizado neste fim de semana.

A nova estrutura foi feita paralelamente à adutora que se rompeu, no último dia 1º, entre os municípios de Betim e Juatuba, afetando a prestação do serviço em diversos bairros da região metropolitana.

“O bombeamento de água do Serra Azul para o sistema integrado metropolitano já foi iniciado e, como previsto, atingiu a capacidade de produção de 800 litros por segundo”, disse em nota.

Desde o dia 8, a empresa vem fazendo um rodízio no fornecimento de água. Agora, com o início da operação da nova adutora, o revezamento será encerrado no domingo (20).

Obra definitiva

Os estudos para a construção de uma adutora definitiva, cuja previsão de conclusão é até o meio do ano, já foram iniciados. “Neste momento, os projetistas estão fazendo uma série de estudos, que demandam sondagens, projeção de cheias, batimetria, que é entender a curva do rio que foi modificado; só após esses detalhes é que poderemos afirmar com maior clareza a dimensão, o conceito de como será feita essa travessia e efetivamente o cronograma de implantação”, explicou o diretor de Operação da Copasa, Guilherme Frasson. 

O que aconteceu

No dia 1º de março, uma adutora do Sistema Serra Azul que passa sobre o rio Paraopeba, entre os municípios de Betim e Juatuba, na Grande BH, se rompeu. O incidente afetou a rede de distribuição da Copasa em 30 bairros da cidade, além dos municípios de Mateus Leme e Juatuba.

No dia 4, a Prefeitura de Betim decretou situação de emergência, caracterizada por “situação anormal”, em razão do possível risco de desabastecimento em hospitais, clínicas, escolas e demais serviços públicos e privados. No mesmo dia, a Copasa apresentou um plano de recuperação do sistema, em três etapas, que pode durar seis meses.

Localização no mapa de adutora da Copasa entre Betim e Juatuba (MG)
Adutora faz parte do sistema Serra Azul da Copasa e abastece parte da região metropolitana de Belo Horizonte – Arte: Agenda Betim

Até a normalização total do serviço, uma adutora provisória está em construção na região, com previsão de início da operação no domingo (20). Nesse período, a Copasa realiza um rodízio no abastecimento de água em algumas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais