Adutora da Copasa passa sobre o Rio Paraopeba
Adutora da Copasa passa sobre o Rio Paraopeba – Foto: PMB/Divulgação

A Copasa informou que concluiu, no fim da manhã desta sexta-feira (18), a obra de uma adutora provisória sobre o rio Paraopeba, pertencente ao Sistema Serra Azul. Com isso, o abastecimento de água na Grande BH será normalizado neste fim de semana.

A nova estrutura foi feita paralelamente à adutora que se rompeu, no último dia 1º, entre os municípios de Betim e Juatuba, afetando a prestação do serviço em diversos bairros da região metropolitana.

“O bombeamento de água do Serra Azul para o sistema integrado metropolitano já foi iniciado e, como previsto, atingiu a capacidade de produção de 800 litros por segundo”, disse em nota.

Desde o dia 8, a empresa vem fazendo um rodízio no fornecimento de água. Agora, com o início da operação da nova adutora, o revezamento será encerrado no domingo (20).

Obra definitiva

Os estudos para a construção de uma adutora definitiva, cuja previsão de conclusão é até o meio do ano, já foram iniciados. “Neste momento, os projetistas estão fazendo uma série de estudos, que demandam sondagens, projeção de cheias, batimetria, que é entender a curva do rio que foi modificado; só após esses detalhes é que poderemos afirmar com maior clareza a dimensão, o conceito de como será feita essa travessia e efetivamente o cronograma de implantação”, explicou o diretor de Operação da Copasa, Guilherme Frasson. 

O que aconteceu

No dia 1º de março, uma adutora do Sistema Serra Azul que passa sobre o rio Paraopeba, entre os municípios de Betim e Juatuba, na Grande BH, se rompeu. O incidente afetou a rede de distribuição da Copasa em 30 bairros da cidade, além dos municípios de Mateus Leme e Juatuba.

No dia 4, a Prefeitura de Betim decretou situação de emergência, caracterizada por “situação anormal”, em razão do possível risco de desabastecimento em hospitais, clínicas, escolas e demais serviços públicos e privados. No mesmo dia, a Copasa apresentou um plano de recuperação do sistema, em três etapas, que pode durar seis meses.

Localização no mapa de adutora da Copasa entre Betim e Juatuba (MG)
Adutora faz parte do sistema Serra Azul da Copasa e abastece parte da região metropolitana de Belo Horizonte – Arte: Agenda Betim

Até a normalização total do serviço, uma adutora provisória está em construção na região, com previsão de início da operação no domingo (20). Nesse período, a Copasa realiza um rodízio no abastecimento de água em algumas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Guarda Municipal de Betim inicia campanha contra o uso de cerol e linhas cortantes - Foto: Prefeitura de Betim

Inscrições para concurso da Guarda Municipal de Betim começam dia 23

Edital retificado reduziu pela metade o número de vagas oferecidas; Provas estão previstas para o dia 24 de julho
Fachada da SETER Betim

Com início imediato, Seter faz seleção para 260 vagas de trabalho em Betim

Seleção presencial acontece na sede da superintendência somente nesta quarta-feira (18); As oportunidades são para áreas da construção pesada e terraplenagem
Criança atrás de uma grade

Betim promove seminário sobre prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A programação inclui o debate de dois temas: atenção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual e cadeia de custódia
Cruzeiro Futebol Americano

Betim recebe partida de futebol americano neste domingo

Cruzeiro FA e Nova Serrana Forgeds se enfrentam pela Conferência Tiradentes do Gerais Bowl, no campo do Vianópolis
Conteúdo patrocinado: