Vereadores de Betim em sessão na Câmara
Foto: Câmara Municipal de Betim/Divulgação

O país ganhou, oficialmente, mais um partido político. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, ontem (8.fev), a criação do União Brasil (União). O novo partido começou a ser costurado no ano passado, a partir de uma fusão entre o Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL).

De imediato, o União Brasil será a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras, e o PT, a segunda maior, com 53 parlamentares. Dessa maneira, o novo partido passa a ter direito, em tese, à maior fatia do Fundo Partidário, algo em torno de R$ 160 milhões.

No entanto, em razão da janela partidária, entre 3 de março e 1º de abril, os parlamentares poderão trocar de partidos visando suas estratégias políticas no ano eleitoral.

No legislativo municipal, o União Brasil terá quatro cadeiras, sendo ocupadas por Léo Contador e Irani Maritaca, anteriormente no DEM, e Layon Silva e Junior Trabalhador, ex-PSL. O cenário político local também conta a vice-prefeita Cleusa Lara (ex-PSL), que pode vir a assumir o executivo municipal no lugar de Vittorio Medioli (sem partido), que vem sendo sondado pelo próprio União para disputar o Governo de Minas.

Nova diretoria

Ontem, na primeira sessão ordinária do ano após o recesso parlamentar, os vereadores realizaram a eleição para a nova diretoria da Casa. Aliado do governo municipal, Léo Contador vai comandar o Poder Legislativo no biênio 2023-2024.

A mesa diretora será composta, também, por Tiago Santana (PCdoB), como 1º vice-presidente; Dudu Braga (PV), como 2º vice-presidente; Ângela Maria (Republicanos), como 1ª secretária; e Claudinho (PSD), como 2º secretário.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Audiência pública na ALMG debate nomeações em concurso da Prefeitura de Betim

Nomeação de aprovados em concurso público de Betim volta à pauta na ALMG

Além da necessidade de mais nomeações, os deputados vão questionar membros do Governo Medioli sobre cargos vagos na Educação e o repasse da gestão das escolas municipais para Organizações Sociais.
Vereador Gilson da Autoescola (Cidadania) durante sessão de votação que arquivou cinco processos de cassação de seu mandato

Câmara de Betim arquiva cinco processos de cassação contra vereador Gilson da Autoescola

Parlamentar publicou vídeos em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, minutos antes de ataques golpistas contra os Três Poderes da República, no dia 8 de janeiro; Por 17 votos a 3, todos os processos foram arquivados.
Vereadores de Betim em reunião ordinária na Câmara

Câmara de Betim aprova projeto que proíbe participação de crianças em eventos LGBTQIA+

Matéria foi aprovada por unanimidade em regime de urgência e segue, agora, para sanção ou veto do prefeito; Layon Silva (Republicanos), vereador autor do projeto, diz que crianças e adolescentes expostos a esses eventos podem apresentar “dificuldades em discernir aspectos da sexualidade humana”. Aliança Nacional LGBTI+ considera o texto “um retrocesso e um caminho perigoso que reforça ainda mais o preconceito”.
Vittorio Medioli em transmissão pela internet

Disputas internas desestabiliza prefeitura, e Medioli promete limpa no secretariado

Prefeito vai às redes para reclamar de membros do seu governo que estão buscando sucedê-lo. Medioli afirma que investiga casos de corrupção e “que tem muita coisa errada” na Saúde.