Sala de aula em escola de Betim (MG)
Foto: Anselmo UBL/Prefeitura de Betim/Divulgação
Sala de aula em escola de Betim (MG)
Foto: Anselmo UBL/Prefeitura de Betim/Divulgação

O retorno das aulas presenciais para a educação infantil, para alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos está marcado para segunda-feira (9), em Betim na região metropolitana de Belo Horizonte. A retomada das aulas e das demais atividades pedagógicas ocorrerá em regime híbrido, ou seja, por rodízio de turmas, e de forma gradativa.

Os demais alunos retornarão às atividades presenciais apenas no dia 16 de agosto. Serão as crianças de 0 a 3 anos da educação infantil e os estudantes matriculados do 1º ao 6º ano.

“Estamos atentos ao retorno seguro das aulas presenciais. Sabemos que cada escola tem uma realidade e suas especificidades, seja no tamanho da unidade, das salas e/ou da quantidade de alunos. Estamos nos adequando para atender todas as normas sanitárias e para apoiar as escolas no monitoramento e no cumprimento dessas medidas. No nosso protocolo existem tópicos específicos para cada repartimento da unidade escolar, como biblioteca, refeitório, pátio, banheiros e salas de aula, além do cuidado no transporte escolar”, afirmou Marilene Pimenta, secretária municipal da Educação.

Regime híbrido

O sistema prevê um rodízio de agrupamento de cada turma das unidades escolares. Portanto, cada grupo será dividido em menores, que podem ter a quantidade de alunos variada, respeitando o tamanho de cada sala de aula. Os grupos se revezarão – enquanto um terá aulas presenciais na escola, outro estará em casa desenvolvendo as atividades preparadas pelo professor.

Além do modelo de ensino híbrido, será mantida a oferta do ensino remoto – ou seja, pela internet, ou via retirada de material diretamente na escola – para estudantes cujos pais e/ou responsáveis optaram por não enviar para a escola, de modo a garantir ao aluno o direito ao acesso às atividades curriculares e o cumprimento da carga horária prevista por lei.

Betim conta com cerca de 59 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino – que inclui alunos do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos Centros Infantis Municipais e das creches conveniadas.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais