Mais uma Unidade de Básica de Saúde (UBS) foi furtada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na madrugada desta segunda-feira (12.dez), a UBS Trincheira, na região do Citrolândia, foi arrombada e um aparelho de televisão e cabos de energia foram furtados.
Com parte das instalações elétricas prejudicada, a unidade terá seus atendimentos feitos de forma parcial, a partir desta terça. “Na área em que há energia, funcionarão dois consultórios médicos, farmácia, sala de vacinas e de teste de covid-19. Demais atendimentos serão direcionados para outras UBSs”, informou a prefeitura através de nota. A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas para apurar a ocorrência.
Em setembro, duas unidades de saúde registraram ocorrências semelhantes em um intervalo de 20 dias. Mais de mil procedimentos médicos deixaram de ser realizados durante o reparo do Centro de Especialidades Divino Braga, no Chacará. A UBS Bueno Franco também interrompeu os atendimentos por uma semana após furtos de cabos e do padrão de energia.
Na época, a reportagem questionou a prefeitura sobre a segurança nos prédios públicos, que não possuem vigilância noturna ou câmeras, ficando vulneráveis, sobretudo, aos finais de semana. Em resposta, a gestão reforçou que a Guarda Municipal realizava rondas para proteger os cidadãos e as instalações municipais.
Promessa de câmeras
De acordo com o secretário de Saúde, Claudio Arruda, “foi assinado um contrato para instalação de câmeras de vigilância em todas as 38 Unidades Básicas de Município. O serviço começará a ser realizado nas próximas semanas”.