O Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei masculino começa nesta quarta-feira (7.dez). O torneio organizado pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol) acontece no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Seis clubes participam desta edição, sendo três brasileiros: Cruzeiro (“Sada Cruzeiro”, anfitrião, atual campeão mundial e do sul-americano 2022), Minas (“Itambé Minas”, vice no sul-americano), Campinas (“Vôlei Renata”, 3º lugar no sul-americano anterior); dois italianos: Trentino e Perugia (2º e 3º lugar no campeonato europeu*); e um iraniano: Paykan Tehran (campeão asiático).
O Minas abre a competição às 18h, jogando contra os iranianos do Paykan. Logo após, às 21h, o anfitrião Cruzeiro duela com o Campinas (veja a tabela de jogos). Ao longo desta terça-feira, os clubes treinaram no Poliesportivo Divino Braga.
Participantes Mundial de Vôlei em Betim 2022:
- Cruzeiro Vôlei (anfitrião e campeão sul-americano);
- Minas (vice sul-americano);
- Campinas (3º lugar no sul-americano);
- Trentino, ITA (vice europeu);
- Perugia, ITA (3º lugar Europa);
- Paykan Tehran, IRA (campeão asiático);
*O polonês Zaksa, atual campeão europeu, desistiu de sua participação no torneio, cedendo a vaga ao terceiro colocado do certame.
VEJA TAMBÉM:
Brasileiros
Os três clubes brasileiros no Mundial vivem bom momento na atual temporada. Cruzeiro, Campinas e Minas estão nas primeiras posições da Superliga, com 22, 19 e 18 pontos, respectivamente.
Bastante experiente nessa competição, o tetracampeão (Sada) Cruzeiro (2013, 2015, 2016 e 2021) chega como favorito em mais uma disputa internacional. O capitão Wallace, por outro lado, manda o favoritismo para os italianos do Perugia. “Os caras têm praticamente os melhores do mundo no time deles, mas a gente vai tentar jogar de igual para igual. Não vai ser fácil, mas vamos tentar fazer de tudo pra fazer uma boa partida contra eles”, disse.
Estreante no campeonato mundial, o Campinas (Vôlei Renata) desembarcou em Minas nessa segunda-feira. O técnico Horacio Dileo falou do planejamento da equipe para essa disputa. “Uma semana que a gente vai competir, que vamos buscar vitórias. O objetivo está bem claro. Sabemos das dificuldades, mas queremos passar de fase, jogar uma semifinal. Depois, voltaremos para buscar mais uma vitória”.
Os minastenistas (Itambé Minas) retornam ao torneio da FIVB após seis anos para sua segunda participação. O clube de Belo Horizonte terminou em 7º lugar na edição 2016. “Seremos colocados à prova e nossos jogadores terão que jogar no limite para conseguirmos passar para uma semifinal e até mesmo uma final. Vamos pro embate”, avaliou o técnico do Minas, Nery Tambeiro.
Ingressos
Os ingressos são vendidos por dia de competição, sendo válidos para duas partidas. Os torcedores podem comprar pela internet, no site GoFree (acesse aqui), ou na bilheteria do Poliesportivo Divino Braga, a partir das 11h (até o início da segunda partida).
Setores
Os torcedores poderão acompanhar os jogos do Mundial de Vôlei pela arquibancada (a partir de R$ 30) ou direto da quadra, muito próximo dos jogadores, no chamado ‘Courtside Experience‘ (a partir de R$ 95 na fase classificatória).