Rua completamente alagada em Betim
Rua alagada em Betim – Foto: Edson Dutra/PMB

Moradores de Betim que tiveram suas casas danificadas após as chuvas no início do ano podem obter a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022.

De acordo com a prefeitura, a isenção será concedida nos imóveis que sofreram prejuízos físicos, como abalos no alicerce, trincas e danos nas instalações elétricas e/ou hidráulicas decorrentes das tempestades.

“Grande parte das moradias que foram severamente danificadas pelas chuvas já era isenta de IPTU. Mesmo assim, vamos conceder o benefício a quem não era isento, mas também teve sua casa atingida. A Defesa Civil já fez um levantamento dessas moradias. Temos tudo cadastrado, mas, se porventura a cobrança para algumas dessas residências se mantiver, o cidadão deve vir à prefeitura para corrigirmos”, disse o prefeito Vittorio Medioli (sem partido).

Caso a cobrança do imposto não seja automaticamente isenta o proprietário do imóvel deve se dirigir à Secretaria Adjunta de Fazenda e abrir um processo administrativo. Para isso, o morador deve apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e, se possível, fotos que comprovem os danos. Após abertura, a Defesa Civil do município realizará uma vistoria detalhada na residência para emissão de laudo que comprove ou não que os danos foram, de fato, provocados pelas chuvas. Se comprovado, a isenção será aprovada e concedida.

Os moradores contemplados pelo benefício também terão as taxas imobiliárias que são cobradas juntamente com o IPTU isentas. Se necessária, a abertura do processo de isenção também terá taxa isenta.

IPTU 2022

As guias do imposto municipal já podem ser retiradas no site da prefeitura da cidade. Neste ano, o pagamento poderá ser feito em até seis parcelas. O pagamento em cota única, até dia 15 de fevereiro, terá 10,42% de desconto. Saiba mais detalhes sobre o IPTU em Betim.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
carteira de trabalho

Superintendência faz nova seleção para preencher 160 vagas de trabalho em Betim

Há oportunidades em 44 profissões. Interessados devem comparecer na sede da Seter nesta quinta-feira (8.fev), às 8h, com documento de identificação, currículo atualizado e a carteira de trabalho (impressa ou digital).
Cascata artificial próximo à Praça Milton Campos, em Betim. Ao fundo, Casa da Cultura de Betim. Sobre a imagem: 2024.

Calendário 2024 de feriados e pontos facultativos em Betim

Neste ano, serão 12 dias de feriado e 11 de ponto facultativo, de acordo com o calendário oficial de Betim. Veja datas.
CTPS Carteira de Trabalho

Seter faz seleção para mais de 280 vagas de trabalho em Betim

Processo seletivo será feito presencialmente, nesta terça-feira (20.fev), na sede da superintendência; Candidatos devem apresentar documento de identificação com foto, currículo atualizado e a carteira de trabalho (impressa ou digital).
Ônibus do transporte público de Betim

Passagem de ônibus em Betim aumenta para R$ 5,95

Transporte público sofre aumento de R$ 0,35 (6,25%). Decreto de Medioli foi publicado na véspera do Carnaval e já está valendo.