Cecovid-4 Betim (Imagem Agenda Betim)
Foto de arquivo: Agenda Betim

A Prefeitura de Betim inaugura, na próxima quarta-feira (29), o Centro Materno-infantil (CMI). A nova unidade de saúde concentrará todos os serviços que hoje são prestados pela Maternidade Haydée Espejo Conroy, no Imbiruçu, e pela maternidade do Hospital Regional.

De acordo com a prefeitura, a unidade contará com um Centro de Parto Normal com cinco salas de pré e pós-parto equipadas com banheiras, que darão mais privacidade e conforto para as parturientes. O prédio possui 5.800 m² de área construída e capacidade para até 200 leitos.

O Centro Materno-infantil atenderá uma demanda de 5 mil partos por ano dos 13 municípios que fazem parte da região de saúde de Betim.

Localizado ao lado do Hospital Regional, o CMI teve suas obras finalizadas no ano passado, mas em razão da pandemia, ficou destinado exclusivamente para atendimento de pacientes em estado grave. A partir da diminuição dos casos graves da doença – resultado do avanço na vacinação -, a prefeitura começou a desocupar e limpar os andares do prédio para dar lugar ao centro materno.

“A inauguração do Centro Materno-infantil indica que estamos virando uma página no enfrentamento à covid-19 no município. Neste prédio, que foi emprestado para o tratamento de pacientes com covid, conseguimos salvar inúmeras vidas. Agora, o CMI abre para receber novas vidas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana 

Período de transição

De 27 a 29 de dezembro, durante o processo de mudança da Maternidade Pública para o Centro Materno-infantil, o atendimento e os partos serão realizados na maternidade do Hospital Regional. A partir do dia 30, todos os atendimentos serão realizados no Centro Materno.

Gestão

Em novembro, a prefeitura fez uma chamada pública para receber propostas de entidades para a gestão do novo centro de saúde. O Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória (INSV) será responsável pelo Centro Materno (Órgão Oficial nº 2294 – 16/12/21).

 

Comunicar erro • Princípios editoriais