Cecovid 4 Betim (Imagem PMB Divulgação)
Cecovid 4 Betim (Imagem PMB/Divulgação)

A Prefeitura de Betim abriu chamada pública para receber propostas de organizações sociais para a gestão do Centro Materno-Infantil. As entidades deverão apresentar seus projetos até o dia 22. Pelo cronograma, a prefeitura espera definir a organização até o início de dezembro.

O Centro Materno-Infantil (CMI), localizado ao lado do Hospital Regional, teve suas obras finalizadas no ano passado, mas em razão da pandemia, ficou destinado exclusivamente para atendimento de pacientes em estado grave. A partir da diminuição dos casos graves da doença – resultado do avanço na vacinação -, a prefeitura começou a desocupar e limpar os andares do prédio para dar lugar ao centro materno.

Trabalhadoras fazem a limpeza de sala no Centro Materno-Infantil em Betim (MG)
Cecovid começa a ser desocupado para receber o Centro Materno-Infantil – Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

O CMI será responsável por atender gestantes e puérperas de risco habitual e alto risco, recém-nascidos risco habitual e alto risco, mulheres vítimas de violência sexual, mulheres em situação de vulnerabilidade social, em situação de abortamento, de emergência obstétrica e ginecológica.

Além disso, terá serviços de acompanhamento ambulatorial de recém-nascidos, atendimento à mulher doadora de leite humano e acompanhamento de recém-nascido na triagem auditiva neonatal.

Em julho, a prefeitura já planejava transferir o Centro de Cuidados Intensivos de Covid (Cecovid-4) para a UAI Alterosas. Na ocasião, o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) esperava a inauguração do Centro Materno em outubro, unificando os serviços das duas maternidades da cidade [Haydée Espejo Conroy, no Imbiruçu, e Centro Materno].

 

Comunicar erro • Princípios editoriais