A partir do dia 20 de setembro, os moradores de Betim precisarão portar um comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acessar espaços coletivos. O município publicou um decreto tornando obrigatória apresentação do documento em bares, restaurantes, shoppings, academias, museus, entre outros.
Esse documento poderá ser o cartão de vacina, entregue logo após a aplicação do imunizante da Covid-19, ou também o certificado emitido pelo Ministério da Saúde, pela internet ou aplicativo do ConecteSus.
O que pode ser usado para comprovar a vacinação
- Comprovante/cartão/caderneta de vacinação;
- Ou certificado digital do Ministério da Saúde (emitido pelo ConecteSUS);
O que é o certificado
O Certificado Nacional de Vacinação é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.
Como acessar
Pelo site do ConecteSus (conectesus.saude.gov.br) ou pelo aplicativo de mesmo nome (disponível para Android e iOS). Será necessário fazer login pelo Gov.br. Caso não possua, deverá se cadastrar.
Visualizar carteira de vacinação
-> No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’
-> No final da página, clique em ‘carteira de vacinação digital’ – o documento traz dados da pessoa que tomou a vacina e as doses administradas, data, lote e local de vacinação.
-> Baixe o documento e/ou imprima.
Entenda
Um decreto publicado na noite de ontem (03), instituiu o ‘passaporte da vacina’ para acessar os estabelecimentos coletivos em Betim. A medida ocorreu após o município concluir a aplicação da primeira dose em todos os adultos.
Pelo decreto, que começa a valer a partir de quarta-feira (8/09), os moradores maiores de 18 anos deverão portar um comprovante de vacinação para entrar em locais coletivos, como restaurantes, bares, cinemas, museus, academias, shoppings e feiras, entre outros. Veja mais detalhes aqui.
VEJA TAMBÉM: