Festival Betiquim 2021
Imagem: Reprodução/Site oficial

O Festival de Tira-Gosto de Betim, o Betiquim, está confirmado para 2021. A 17ª edição acontece de 8 de outubro a 7 de novembro, e promete movimentar os principais bares e restaurantes da cidade.

De acordo com organizador Renato Freitas, a edição deste ano será em um novo formato. Não haverá o Circuito Sabor, dia específico em cada estabelecimento, onde além de apresentações musicais, aconteciam também a votação popular. Os clientes poderão avaliar o prato, ambiente, atendimento, entre outros critérios, durante todo o período do festival.

Além disso, todos os bares e restaurantes participantes terão a opção de delivery ou takeaway (retirada no balcão), de modo a atender os clientes que não quiserem consumir o tira-gosto no local.

“É um momento muito importante de retomada para estes estabelecimentos, que na nossa opinião, foi o setor mais prejudicado na pandemia, mas também é momento de cautela, o vírus ainda está aí, temos que continuar tomando aqueles cuidados de praxe (uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento), além claro de nos vacinarmos, todo cuidado é pouco”, ressaltou Freitas.

Saideira

O formato da tradicional ‘Saideira do Betiquim’ ainda não foi definido. Segundo Renato Freitas, a realização do evento de encerramento depende de vários fatores, tais como a situação da pandemia e os protocolos municipais para eventos. “É um assunto pra ser tratado com muita cautela, devido ao momento, mas o plano B seria a divulgação dos vencedores através de uma live, assim como no ano passado”, afirmou.

Apresentações musicais foram transmitidas pela internet na edição 2020 do festival - Foto: Betiquim
Apresentações musicais foram transmitidas pela internet na edição 2020 do festival – Foto: Betiquim

Em 2020, em razão das medidas de distanciamento causadas pela pandemia, o Betiquim foi realizado virtualmente, com uma série de lives na internet e pedidos feitos por aplicativo. O prato vencedor foi o ‘Croquete Caipira’, da Duarte Comedoria. Bar Lado B e Espeteria Lapinga (‘Bolinho Lado B’ e ‘Reuniãozinha’) dividiram um inédito 2º lugar, e o prato ‘Carne de Lata’ do Cantim da Roça Bar ficou em terceiro.

Betiquim é o maior festival gastronômico da cidade e movimenta, segundo a organização, mais de 50 mil pessoas durante o circuito nos bares e restaurantes.

Inscrições

Neste momento, a organização do evento recebe as inscrições dos estabelecimentos. Serão cerca de 15 bares e restaurantes na edição deste ano.

Veja os pratos que competiram na edição passada do Betiquim – Reprodução/YouTube

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Ônibus do transporte público de Betim

Passagem de ônibus em Betim aumenta para R$ 5,95

Transporte público sofre aumento de R$ 0,35 (6,25%). Decreto de Medioli foi publicado na véspera do Carnaval e já está valendo.
Mosquito Aedes aegypti

Betim confirma uma morte por dengue em 2024

Confirmação aconteceu nessa segunda-feira (19.fev). Outro óbito está em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde.
Frame de vídeo de monitoramento na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em Betim

Previsão do tempo: chuva continua nos próximos dias em Betim

Somente no bairro Senhora de Fátima, na regional Alterosas, o acumulado de chuva neste sábado foi de 24mm. Inmet mantém alerta para chuvas intensas.
Vista parcial do bairro Jardim da Cidade, em Betim (MG)

Cota única do IPTU em Betim vence na próxima terça

Desconto para pagamento à vista, em cota única, é de 8%. Proprietários de imóveis também podem parcelar o imposto em duas e oito vezes, com vencimentos a partir do dia 8 de março.