Salão do Encontro receberá recursos do Criança Esperança - Foto: Site Oficial
Salão do Encontro receberá recursos do Criança Esperança – Foto: Site Oficial

Acontece na noite desta segunda-feira (23) a 36ª edição do show do Criança Esperança, campanha anual realizada pela Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No contexto imposto pela pandemia, em que a evasão escolar tem sido mais um dos desafios enfrentados por crianças, adolescentes e jovens, a campanha traz o conceito “Educação é a nossa esperança”. 

Três instituições sociais de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, receberão recursos da campanha neste ano. São eles, o Instituto Ester Assumpção, o Ramacrisna e o Salão do Encontro.

No Ester Assumpção, a implementação do Paideia – Programa de Assessoria e Intervenção voltado para o Desenvolvimento Educacional Inclusão e Acessibilidade, vai promover a educação inclusiva em 10 escolas públicas da região metropolitana.

O intuito do Paideia é oferecer capacitação em educação inclusiva aos profissionais das escolas, principalmente professores e gestores, além da capacitação na metodologia ‘Treinamento de Pais’, conforme aponta a psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, Cíntia Santos.

“Nosso projeto baseia-se na Lei Brasileira de Inclusão que diz ‘A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurando sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem’. Sendo assim, tem como objetivo assessorar escolas públicas na implantação de práticas pedagógicas que respeitem as diferenças individuais dos alunos com deficiência. Ou seja, seguindo todos os trâmites legais para o melhor atendimento e assessoramento aos alunos e suas escolas”, comenta a especialista.

Já a iniciativa do Ramacrisna, com o programa ‘Meninas em Rede’, propõe a inclusão de jovens do sexo feminino, em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de inovação e da tecnologia, dominadas atualmente por homens, além de desenvolver ações de socialização.

“As jovens mulheres em situação de vulnerabilidade são um público praticamente excluído do ramo da tecnologia devido aos desafios sociais e de gênero que enfrentam diariamente. Por meio da articulação com as escolas, serão realizadas oficinas de programação, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, gerenciamento humano e Indústria 4.0, e internet das coisas (IOT), além de esporte e ações culturais. O objetivo é estimular características como a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento crítico”, diz Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna.

Instituto Ramacrisna também receberá recursos do Criança Esperança - Foto Site oficial
Instituto Ramacrisna também receberá recursos do Criança Esperança – Foto: Site oficial

O projeto ‘Encontros Educativos – 3ª edição’, do Salão do Encontro, busca impactar 800 crianças e adolescentes ao longo de 2022. Serão ofertadas atividades de arte-educação, incluindo tecelagem, cerâmica e pintura com pigmentos naturais. Além disso, aulas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), musicalização infantil, iniciação esportiva e canto coral também serão ofertadas graças aos recursos do Criança Esperança.

“Este projeto nos possibilitará a continuidade das atividades de formação educacional e aperfeiçoamento do nosso trabalho. Somos gratos à Unesco e à equipe do Criança Esperança pelo reconhecimento”, destacou Lourdes Leite, gerente de projetos do Salão do Encontro.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Fachada da SETER Betim

Com início imediato, Seter faz seleção para 260 vagas de trabalho em Betim

Seleção presencial acontece na sede da superintendência somente nesta quarta-feira (18); As oportunidades são para áreas da construção pesada e terraplenagem
Guarda Municipal de Betim inicia campanha contra o uso de cerol e linhas cortantes - Foto: Prefeitura de Betim

Inscrições para concurso da Guarda Municipal de Betim começam dia 23

Edital retificado reduziu pela metade o número de vagas oferecidas; Provas estão previstas para o dia 24 de julho
São Paulo - Pessoa em situação de rua dorme na rua São Luís, região central

Campanha do Agasalho em Betim começa na 2ª; veja pontos de doação

Ação foi antecipada em razão da forte onda de frio que atingiu a cidade. Serão beneficiadas pessoas que estão em situação de rua e/ou vulnerabilidade social
Eclipse lunar lua de sangue

Eclipse lunar deste domingo poderá ser visto de Betim

Fenômeno é raro e poderá ser visto de todo o Brasil, diz astrônoma. Próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029
Conteúdo patrocinado: