Casa da Cultura reabre com exposição sobre congado - Foto: Lucas Pinho/Divulgação
Casa da Cultura reabre com exposição sobre congado – Foto: Lucas Pinho/Divulgação
Casa da Cultura reabre com exposição sobre congado - Foto: Lucas Pinho/Divulgação
Casa da Cultura reabre com exposição sobre congado – Foto: Lucas Pinho/Divulgação

O mês de agosto em Betim sempre foi marcado pela tradicional festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário, comemorada pelas guardas de congado. Devido à pandemia, essa importante celebração cultural e religiosa da cidade não pôde ser realizada nos dois últimos anos. Mas, para manter a história viva na memória e no coração da população, a Casa da Cultura reabriu as portas para visitação, com uma exposição sobre o congado, confeccionada pela artista plástica Rose Coleta.

Na mostra, os congadeiros da Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário são retratados em esculturas de papel machê com 25 cm de tamanho. Também compõem o acervo uma réplica da Capela do Rosário e estandartes dos santos de devoção do congado.

“Cada peça foi produzida com muito cuidado, o que garantiu a harmonia de todas elas em conjunto, retratando com precisão a beleza da Festa do Rosário. A exposição, realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo, já percorreu diversas regiões de Betim, além de outras cidades mineiras, como Belo Horizonte e Itabirito”, conta Rose Coleta.

“A Secretaria de Arte Cultura tem cuidado para garantir a preservação dessa manifestação cultural, uma das mais antigas de nossa cidade. Apesar de não ser possível realizar o festejo com a presença dos congadeiros, oferecer essa exposição para visitação do público é uma forma de mantermos vivo o Jubileu de Nossa Senhora do Rosário”, destaca o Secretário de Arte e Cultura Geraldo Rodrigues Valadão.

A Casa da Cultura está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com uma série de protocolos de biossegurança, como distanciamento entre os presentes, proteção dos funcionários, higienização do ambiente e disponibilização de álcool. Além disso, está liberada a permanência de sete pessoas por vez no salão da exposição.

Informações via Prefeitura Municipal

 

Comunicar erro • Princípios editoriais