Fachada Censa Betim (Imagem Reprodução Street View)
(Imagem Reprodução Street View)
Fachada Censa Betim (Imagem Reprodução Street View)
(Imagem Reprodução Street View)

Oferecer cuidado profissional e promover a inclusão social das pessoas com deficiência. Esses são alguns dos focos do CENSA Betim, referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual na vida adulta, que acaba de completar 57 anos de uma trajetória repleta de amor, carinho e suporte aos educandos e suas famílias. Neste ano, o aniversário da instituição é marcado pelo alívio, diante da completa imunização dos colaboradores e internos através da vacinação.

Para Natália Costa, diretora da instituição, completar 57 anos de atuação é reforçar que o trabalho da instituição está no caminho certo. “São muitos desafios superados até aqui. Passamos por situações difíceis do ano passado para cá por causa da pandemia, pois tivemos que suspender as visitas para preservar a saúde dos nossos educandos. Não foi fácil para as famílias, mas hoje percebemos que agimos corretamente. Ainda não é o momento de relaxar totalmente, mas ficamos aliviados por estarmos todos imunizados”, comenta.

Segundo Natália Costa, a situação atual enfrentada por causa da pandemia no mundo todo, traz uma força a mais para os colaboradores dos CENSA Betim. “Desde o início da pandemia, temos mantido os nossos trabalhos de forma segura, para continuar a dar o suporte necessário para os nossos educandos e consequentemente, às suas famílias. A nossa missão é acolher sempre da melhor maneira possível e, nesses 57 anos de história, o que mais temos feito é caminhar juntos, dando a atenção e intervenção devida a cada caso que nos chega para ser avaliado e apoiado. É um desafio, mas afirmo que é um prazer colher com amor todos os frutos dessa trajetória”, diz.

Suporte para as famílias

A diretora reforça que os 57 anos do CENSA Betim mostram, também, a importância de se ter no Brasil um local que possibilita o cuidado profissional à pessoa com deficiência intelectual na vida adulta.

“Todo ano celebrado é importante, por isso, reafirmo que não chegaríamos até aqui sem o empenho de toda a equipe e, principalmente da confiança das famílias dos nossos educandos. Temos a honra de atender pessoas de várias regiões do país e, por isso, somos reconhecidos pela qualidade do trabalho, tanto que há dois anos, ganhamos uma homenagem com um selo postal dos Correios e tivemos a presença de autoridades. Infelizmente, neste ano ainda não podemos fazer uma celebração com a presença de todas as pessoas queridas, mas sabemos que em breve comemoraremos mais uma aniversário com a presença de todos que fazem do CENSA o que ele é hoje. Estamos seguindo o protocolo da OMS que preconiza o distanciamento social como medida importante de prevenção de contágio e seguindo à risca tudo para preservar funcionários e educandos. Tudo vai melhorar e, até lá, a nossa responsabilidade de cuidar sempre da melhor maneira de todos continua”, complementa.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Centro Especializado contra a Dengue Betim

Betim vai abrir centro para tratamento de pacientes com dengue e chikungunya

O espaço será aberto ao lado do ambulatório cirúrgico no Hospital Regional, com 30 pontos para hidratação venosa e capacidade para realizar até 200 atendimentos por dia.
Vista aérea do bairro Dom Bosco, da regional Alterosas, em Betim, a partir da avenida Juiz Marco Túlio Isaac

Saiba quais são os bairros de Betim por regional administrativa

Sexto município mais populoso de Minas Gerais, com 411.846 habitantes, Betim é dividida em dez regionais administrativas, com o total de 209 bairros.
Pré-Carnaval de Betim 2024

Carnaval 2024: Betim adota ponto facultativo na data

Muita gente tem dúvidas sobre a data ser considerada feriado ou dia útil. Na administração pública, somente serviços considerados essenciais vão funcionar. No setor privado, cada empresa tem autonomia para definir suas regras.
Ônibus do transporte público de Betim

Passagem de ônibus em Betim aumenta para R$ 5,95

Transporte público sofre aumento de R$ 0,35 (6,25%). Decreto de Medioli foi publicado na véspera do Carnaval e já está valendo.