Logo Agenda Betim

Pessoas inseguras ou amedrontadas podem ser menos resilientes por desacreditar na própria capacidade de resolver problemas e de enfrentar dificuldades. Elas temem repetir uma experiência que consideram fracasso e, por vezes, nem querem tentar para não correr o risco de falhar. É o caso de muitos estudantes da rede municipal.

Para desconstruir esse traço de insegurança dos alunos, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vai investir em estratégias de ensino que os ajudem a adquirir autoconfiança para alcançarem sucesso na escola e estabilidade nas relações sociais.

A primeira ação, que traz pontos abordados pela neurociência, chega pela edição deste mês do projeto Noite Inclusiva. Com o tema “‘Empodere seu aluno: desenvolvendo a resiliência e potencializando o aprendizado”, a videoconferência ocorre nesta quarta-feira (18), das 19h às 21h, pelo canal CRAEI-RV no YouTube.

A palestrante convidada, Joana Assunção, responsável pelo canal digital Neurociência na Escola, acredita que o uso de estratégias que trabalham a capacidade de lidar com as dificuldades propicia aos alunos um campo experimental real. “Ao vivenciar o exercício da resiliência, os estudantes experimentam a sensação de autoeficácia que, por sua vez, aumenta a confiança na capacidade de enfrentar outros problemas na convivência social, levando-os a entrarem num círculo virtuoso de autodesenvolvimento”, explica.

Para a diretora do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Semed), Veridiana de Souza, esta será uma capacitação importante para os professores da rede municipal de ensino. “Refletir sobre estratégias que trabalhem, transversalmente, a resiliência dos alunos é de fundamental importância para instrumentalizar nossos professores e contribuir com os estudantes para o desenvolvimento dessa habilidade socioemocional, tão necessária nos tempos atuais”, destaca.

Conteúdo via Prefeitura Municipal

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Cascata artificial próximo à Praça Milton Campos, em Betim. Ao fundo, Casa da Cultura de Betim. Sobre a imagem: 2024.

Calendário 2024 de feriados e pontos facultativos em Betim

Neste ano, serão 12 dias de feriado e 11 de ponto facultativo, de acordo com o calendário oficial de Betim. Veja datas.
Pré-Carnaval de Betim 2024

Carnaval 2024: Betim adota ponto facultativo na data

Muita gente tem dúvidas sobre a data ser considerada feriado ou dia útil. Na administração pública, somente serviços considerados essenciais vão funcionar. No setor privado, cada empresa tem autonomia para definir suas regras.
Frame de vídeo de monitoramento na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em Betim

Previsão do tempo: chuva continua nos próximos dias em Betim

Somente no bairro Senhora de Fátima, na regional Alterosas, o acumulado de chuva neste sábado foi de 24mm. Inmet mantém alerta para chuvas intensas.
Vista parcial do bairro Jardim da Cidade, em Betim (MG)

Cota única do IPTU em Betim vence na próxima terça

Desconto para pagamento à vista, em cota única, é de 8%. Proprietários de imóveis também podem parcelar o imposto em duas e oito vezes, com vencimentos a partir do dia 8 de março.