Logo Agenda Betim

Pessoas inseguras ou amedrontadas podem ser menos resilientes por desacreditar na própria capacidade de resolver problemas e de enfrentar dificuldades. Elas temem repetir uma experiência que consideram fracasso e, por vezes, nem querem tentar para não correr o risco de falhar. É o caso de muitos estudantes da rede municipal.

Para desconstruir esse traço de insegurança dos alunos, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vai investir em estratégias de ensino que os ajudem a adquirir autoconfiança para alcançarem sucesso na escola e estabilidade nas relações sociais.

A primeira ação, que traz pontos abordados pela neurociência, chega pela edição deste mês do projeto Noite Inclusiva. Com o tema “‘Empodere seu aluno: desenvolvendo a resiliência e potencializando o aprendizado”, a videoconferência ocorre nesta quarta-feira (18), das 19h às 21h, pelo canal CRAEI-RV no YouTube.

A palestrante convidada, Joana Assunção, responsável pelo canal digital Neurociência na Escola, acredita que o uso de estratégias que trabalham a capacidade de lidar com as dificuldades propicia aos alunos um campo experimental real. “Ao vivenciar o exercício da resiliência, os estudantes experimentam a sensação de autoeficácia que, por sua vez, aumenta a confiança na capacidade de enfrentar outros problemas na convivência social, levando-os a entrarem num círculo virtuoso de autodesenvolvimento”, explica.

Para a diretora do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Semed), Veridiana de Souza, esta será uma capacitação importante para os professores da rede municipal de ensino. “Refletir sobre estratégias que trabalhem, transversalmente, a resiliência dos alunos é de fundamental importância para instrumentalizar nossos professores e contribuir com os estudantes para o desenvolvimento dessa habilidade socioemocional, tão necessária nos tempos atuais”, destaca.

Conteúdo via Prefeitura Municipal

 

Comunicar erro • Princípios editoriais