Bandeira LGBTQIA+
(Imagem Marcello Camargo/Agência Brasil)

Comemorado mundialmente em junho, o Orgulho LGBTQIA+ é, normalmente, marcado por diversos eventos. A pandemia do novo coronavírus, entretanto, limitou as celebrações em razão da necessidade dos protocolos de prevenção às contaminações. Ainda assim, em Betim, a data não passará em branco. Isso porque a prefeitura e o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual LGBTI (CONLGBTI) vão promover, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, atividades para marcar o movimento.

Dentre as ações estão a distribuição descentralizada de preservativos e a iluminação do Museu Paulo Araújo Gontijo com as cores do arco-íris, que simbolizam a diversidade e a inclusão, pontos amplamente abraçados e defendidos pelo Orgulho LGBTQIA+. As ações contam com o apoio das secretarias municipais de Saúde, de Governo, de Arte e Cultura e da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos).

Para iluminar o museu, a equipe de eletrificação da Ecos irá instalar 12 projetores de LED nas fachadas do prédio, voltadas para as avenidas Amazonas e Governador Valadares, que receberão seis projetores cada. “Os equipamentos serão instalados no piso externo e a luz incidirá de baixo para cima”, adianta o gerente de eletrificação Paulo Márcio Carneiro.

A presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru, ressalta que a diversidade de gênero é uma realidade na sociedade. “Temos um papel muito importante, enquanto gestores, de apoiar e incentivar ações que possam dar mais visibilidade e relevância a essa questão. As cores projetadas no museu representam essa diversidade e, também, que somos iguais, independentemente de nossas orientações sexuais”.

O secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Rodrigues, também destaca o respeito às diferenças. “Nossa secretaria sempre apoiou e promoveu atividades que estimulam o fim do preconceito e o respeito à diversidade. Estamos muito felizes em poder participar de mais essa ação em parceria com o movimento LGBT da nossa cidade”.

Distribuição descentralizada de preservativos

Em janeiro deste ano, o prefeito Vittorio Medioli (PSD) lançou o 1º Plano Municipal de Políticas Públicas para a população LGBTQIA+. O documento norteia as ações em favor do segmento LGBT de Betim e foi desenvolvido pelo COMLGBTI, em parceria com a prefeitura. Uma das ações previstas é a distribuição descentralizada de preservativos em estabelecimentos comerciais da cidade. Confira o documento aqui.

Em parceria com a Diretoria Operacional, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, serão disponibilizados, mensalmente, 10 mil preservativos e 2 mil sachês com gel lubrificante. “Isso contribui para fortalecer a promoção da saúde da população, na medida em que facilita o acesso a um método preventivo contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e, também, para evitar a gravidez não planejada ou indesejada”, pontua a diretora operacional Ângela Morais.

“Nossa motivação é justamente reforçar esse trabalho preventivo e evitar que ocorram novos casos de contaminação pelo vírus HIV e por outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Decidimos iniciar em junho, pois é o mês em que comemoramos o Orgulho LGBTQIA+”, explica a presidente do COMLGBTI, Leônidas Ferraz, que pede ainda que comerciantes, lojistas e empresários participem da campanha enfeitando os estabelecimentos com as cores do arco-íris ou vestindo-se com alguma referência para enfatizar o respeito e o apoio à diversidade sexual.

Bandeira LGBT
(Imagem Marcello Camargo/Agência Brasil)

*Com informações da Prefeitura Municipal.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais