Bandeira LGBT
(Imagem Marcello Camargo/Agência Brasil)

Comemorado mundialmente em junho, o Orgulho LGBTQIA+ é, normalmente, marcado por diversos eventos. A pandemia do novo coronavírus, entretanto, limitou as celebrações em razão da necessidade dos protocolos de prevenção às contaminações. Ainda assim, em Betim, a data não passará em branco. Isso porque a prefeitura e o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual LGBTI (CONLGBTI) vão promover, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, atividades para marcar o movimento.

Dentre as ações estão a distribuição descentralizada de preservativos e a iluminação do Museu Paulo Araújo Gontijo com as cores do arco-íris, que simbolizam a diversidade e a inclusão, pontos amplamente abraçados e defendidos pelo Orgulho LGBTQIA+. As ações contam com o apoio das secretarias municipais de Saúde, de Governo, de Arte e Cultura e da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos).

Para iluminar o museu, a equipe de eletrificação da Ecos irá instalar 12 projetores de LED nas fachadas do prédio, voltadas para as avenidas Amazonas e Governador Valadares, que receberão seis projetores cada. “Os equipamentos serão instalados no piso externo e a luz incidirá de baixo para cima”, adianta o gerente de eletrificação Paulo Márcio Carneiro.

A presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru, ressalta que a diversidade de gênero é uma realidade na sociedade. “Temos um papel muito importante, enquanto gestores, de apoiar e incentivar ações que possam dar mais visibilidade e relevância a essa questão. As cores projetadas no museu representam essa diversidade e, também, que somos iguais, independentemente de nossas orientações sexuais”.

O secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Rodrigues, também destaca o respeito às diferenças. “Nossa secretaria sempre apoiou e promoveu atividades que estimulam o fim do preconceito e o respeito à diversidade. Estamos muito felizes em poder participar de mais essa ação em parceria com o movimento LGBT da nossa cidade”.

Distribuição descentralizada de preservativos

Em janeiro deste ano, o prefeito Vittorio Medioli (PSD) lançou o 1º Plano Municipal de Políticas Públicas para a população LGBTQIA+. O documento norteia as ações em favor do segmento LGBT de Betim e foi desenvolvido pelo COMLGBTI, em parceria com a prefeitura. Uma das ações previstas é a distribuição descentralizada de preservativos em estabelecimentos comerciais da cidade. Confira o documento aqui.

Em parceria com a Diretoria Operacional, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, serão disponibilizados, mensalmente, 10 mil preservativos e 2 mil sachês com gel lubrificante. “Isso contribui para fortalecer a promoção da saúde da população, na medida em que facilita o acesso a um método preventivo contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e, também, para evitar a gravidez não planejada ou indesejada”, pontua a diretora operacional Ângela Morais.

“Nossa motivação é justamente reforçar esse trabalho preventivo e evitar que ocorram novos casos de contaminação pelo vírus HIV e por outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Decidimos iniciar em junho, pois é o mês em que comemoramos o Orgulho LGBTQIA+”, explica a presidente do COMLGBTI, Leônidas Ferraz, que pede ainda que comerciantes, lojistas e empresários participem da campanha enfeitando os estabelecimentos com as cores do arco-íris ou vestindo-se com alguma referência para enfatizar o respeito e o apoio à diversidade sexual.

Bandeira LGBT
(Imagem Marcello Camargo/Agência Brasil)

*Com informações da Prefeitura Municipal.

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Unidade Básica de Saúde UBS em Betim

Postos de saúde em Betim vão funcionar na sexta-feira (22)

Ponto facultativo na administração pública, UBSs abrem normalmente para atendimentos médicos e vacinação
Moana o musical em Betim (MG)

“Moana, o Musical” tem sessão neste domingo em Betim

A peça é uma adaptação do longa da Disney “Moana, um Mar de Aventuras”, que conta a história de uma pequena princesa, uma menina guerreira, que recebe um chamado do oceano para salvar a aldeia onde mora de uma terrível maldição
Eclipse lunar lua de sangue

Eclipse lunar deste domingo poderá ser visto de Betim

Fenômeno é raro e poderá ser visto de todo o Brasil, diz astrônoma. Próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029
Ginásio Poliesportivo Divino Braga em partida da semifinal do Mundial de Clubes de Vôlei

Betim vai receber o primeiro jogo da final da Superliga de vôlei

Partida acontece no sábado (23), às 21h30, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga; Cruzeiro e Minas disputam o título nacional nesta temporada
Conteúdo patrocinado: