Fiscais da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Betim, acompanhados da Guarda Municipal e da Polícia Militar, realizaram uma ação de fiscalização na noite de sexta-feira (12), em algumas regiões da cidade.
De acordo com o balanço divulgado pela prefeitura, 13 estabelecimentos foram notificados e outros dois interditados, por desrespeito aos decretos que fazem parte do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19.
Diferente de outros municípios da região metropolitana, que para tentar evitar o contágio exponencial da Covid-19, decretaram o fechamento do comércio considerado não essencial, Betim adota uma política menos restritiva nas atividades econômicas. Desde o início do ano, o comércio na cidade teve o horário de funcionamento limitado, e no 5/03, outra medida reduziu em uma hora o período de abertura.
Lojas de rua, como as de vestuário, de móveis, eletroeletrônicos, salões de beleza, entre outras, podem abrir das 10h às 16h. Restaurantes, bares e lanchonetes funcionam das 10h às 20h. Já os shoppings funcionam das 11h às 20h.
Cinemas, teatros, museus, parques de diversões e casas de shows, dentre outros, seguem com funcionamento proibido. A emissão de alvarás para a realização de eventos com público superior a 24 pessoas, segue suspensa.
A Prefeitura de Betim disponibiliza canais para recebimento de denúncias por parte da população, tais como, os números no Whatsapp (31) 98644.7700 e 99966.2480, e da Ouvidoria Municipal, pelo e-mail faleouvidoria@betim.mg.gov.br e telefone (31) 3512.3315.
Covid-19
Betim registrou ontem (12), mais cinco óbitos e dez casos confirmados de covid-19. Esta foi a oitava atualização consecutiva do boletim epidemiológico, em que são registradas ao menos cinco mortes no município. Desde o início da pandemia, foram 516 vidas perdidas e 18.821 casos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com dados de quinta-feira (11), 96% dos leitos de CTI estavam ocupados. Nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação chegou a 100%.
VEJA MAIS: Betim anuncia compra de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V