Acompanhe a seguir um resumo com as principais notícias da última semana em Betim. Fique informado sobre os grupos de vacinação contra a Covid-19, a ocupação no leitos hospitalares, prorrogação do estado de calamidade aprovado pela Assembleia Legislativa e mais.
Kits escolares
Na terça-feira (2), a Secretaria Municipal de Educação deu início a distribuição dos kits com materiais escolares aos estudantes matriculados na rede pública. Fazem parte do kit mochila, estojo, cadernos e acessórios básicos, como tesoura, régua, apontador, lápis coloridos, canetas, tinta e pincel, além de uma agenda. As entregas seguem nesta semana nas escolas das regionais Norte, Alterosas e Centro.
Covid-19
Nos cinco primeiros dias de março foram confirmados 394 casos e 20 óbitos em decorrência da Covid-19. O município registra desde o início da pandemia 491 vidas perdidas e 18.403 diagnósticos.
Hospitais no limite
O Agenda Betim revelou que a taxa de ocupação oficial da Secretaria Municipal de Saúde utiliza dados de leitos que sequer estão disponíveis para atendimento, causando distorções sobre a real situação no município, que se aproxima de 100% em CTI e enfermaria.
O Hospital de Campanha (Cecovid-2) tem capacidade instalada de 115 leitos clínicos/enfermaria e outros cinco de CTI, mas possui somente 45 leitos clínicos ativos. O Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid-4), localizado no Centro Materno-infantil, tem capacidade instalada para 100 leitos de CTI, mas atualmente tem 70 leitos em operação. Ambas as unidades estão lotadas.
A situação também é crítica em leitos não covid. O Hospital Público Regional de Betim (HPRB) tem todos os leitos de CTI Adulto ocupados e 70% dos leitos CTI Infantil.
Funcionamento do comércio
Enquanto a capital Belo Horizonte atingiu ocupação de leitos superior a 80% e voltou a fechar o comércio, na tentativa de diminuir a circulação de pessoas nas ruas, Betim adota uma política menos restritiva. Na sexta-feira (5), a Prefeitura publicou um novo decreto reduzindo em uma hora o período de funcionamento do comércio na cidade. Agora, lojas de roupas, móveis, eletroeletrônicos, salões de beleza, entre outros, deverão funcionar entre 10h e 16h. Restaurantes, bares e lanchonetes também terão o horário reduzido em uma hora, podendo funcionar das 10h às 20h. Shoppings, galerias e feiras-shoppings funcionam das 11h às 20h.
Vacinômetro
A Prefeitura de Betim atualiza o número de vacinados contra a Covid-19 duas vezes na semana. Na quinta-feira (4), 10.332 pessoas haviam recebido a primeira dose, sendo que, 5.485 já haviam completado o esquema vacinal com as duas doses. (veja o cronograma da vacinação).
Nº de doses | |
---|---|
Vacinas distribuídas | 19.041 |
Primeira dose aplicada | 10.332 |
Segunda dose aplicada | 5.485 |
Total de doses aplicadas | 15.817 |
Prorrogado estado de calamidade
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou na última quinta-feira (4), o pedido de prorrogação e/ou de início do estado de calamidade pública por causa da Covid-19 em Betim e outros 98 municípios mineiros. A medida permite que as prefeituras fiquem isentas de cumprir metas fiscais, licitações para contratações são dispensadas, e oferece maior facilidade para recebimento de recursos vindos do Governo Federal.
1,5 tonelada de maconha
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã de sábado (6) em um caminhão que trafegava na rodovia Fernão Dias (BR-381), mais de 1,5 tonelada de maconha, escondidas no baú do veículo. O motorista, que não teve a identidade revelada, disse que receberia R$ 2.800 para levar a droga de Maringá/PR até a capital mineira.