Hexagonal final – Mineiro Módulo 2 – Rodada 10 de 10
Radialista Mário Helênio – Juiz de Fora
30/07/2022 – 16h

TPY 0 x 4 Betim Futebol BET

Em Juiz de Fora, Betim bate o Tupynambás por 4 a 0, mas não garante acesso à 1ª divisão do Mineiro

Equipe da cidade precisava de tropeços de Ipatinga ou Democrata-SL para conseguir a classificação – o que não aconteceu.

Jogadores do Betim comemoram gol marcado contra o Tupynambás
Jogadores do Betim comemoram gol marcado contra o Tupynambás – Imagem: reprodução/Eleven Sports

O Betim Futebol foi a Juiz de Fora, na Zona da Mata, e venceu por 4 a 0 o já eliminado Tupynambás, pela última rodada da fase hexagonal do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Apesar da vitória, Ipatinga e Democrata-SL – adversários diretos pelo acesso – também triunfaram na rodada e ficaram com as duas vagas para o Módulo I em 2023.

1º tempo

Com a pressão de ter que vencer, o Betim iniciou a partida indo para cima. A primeira chance de perigo aconteceu logo aos 2 min. Seis minutos depois, Everton Sena abriu o placar para o Betim em chute de dentro da área. O placar foi ampliado aos 17, com Garré, em chute de fora da área.

O Tupynambás, que não chegou a oferecer perigo ao goleiro Thulio, ainda teve um jogador expulso. Pablo Sampaio recebeu o 2º cartão amarelo e foi para o vestiário mais cedo.

2º tempo

Com a vantagem construída ainda no primeiro tempo, o Betim continuou com a maior posse de bola. O Baeta, por outro lado, só foi oferecer perigo aos 20 minutos. Após três substituições, a equipe da Grande BH chegou ao 3º gol, com Bambam, aos 33 minutos. O Tupynambás teve um pênalti aos 40 minutos, mas o goleiro Thúlio acertou o lado e defendeu a cobrança de Cleber Pereira. Na sequência, Levi deu números finais à partida: 4 a 0.

Outros jogos

Na última rodada do hexagonal final, todos os jogos foram disputados no mesmo horário. Em Sete Lagoas, o Democrata recebeu o Varginha e venceu por 5 a 1. Com a vitória, chegou aos 19 pontos, garantindo o título. Já no Estádio do Melão, o Varginha perdeu para o Ipatinga, por 2 a 1.

Classificação final Módulo 2

  1. Democrata-SL – 19 pontos (campeão)
  2. Ipatinga – 19 pontos
  3. Betim – 18 pontos
  4. Varginha – 13 pontos
  5. Tupynambás – 8 pontos
  6. Boa – 6 pontos

Como foi a campanha do Betim

O Módulo 2 do Campeonato Mineiro apresentou novidades no regulamento desta edição. Na primeira fase foram 11 jogos em turno único. As 6 melhores equipes avançaram para a fase final, jogada em turno e returno. O Betim terminou a fase inicial em 1º lugar, com 20 pontos e 61% de aproveitamento (6V, 2E, 3D). Já na fase final, porém, não conseguiu o acesso ao Módulo I, encerrando sua participação em terceiro lugar, com 18 pontos (5V, 3E, 2D).

1ª Fase

Betim Futebol – 20 pontos (6V, 2E, 3D) – 61% de aproveitamento

Fase final

Betim Futebol – 18 pontos (5V, 3E, 2D) – 60% de aproveitamento

Troca de comando

Após uma derrota na primeira rodada da fase final contra o Tupynambás, a direção do Betim decidiu encerrar o ciclo do técnico Eugênio Souza, que estava à frente do elenco desde o início do campeonato. Rogério Henrique assumiu o comando técnico da equipe.

História do Betim

O Betim Futebol foi fundado em 2019, após a profissionalização do projeto da Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH). Foi vice-campeão da Segundona do Mineiro (Terceira divisão) no mesmo ano. 

Já no Módulo 2 de 2020 (Segunda divisão), terminou em terceiro lugar na fase final (apenas duas equipes se classificam). Em 2021, terminou a fase classificatória em 5º lugar, sem avançar para o quadrangular final (Naquela edição, apenas quatro equipes seguiam para a etapa final).

No campeonato de 2022, obteve o melhor desempenho na fase inicial, com 61% de aproveitamento. Repetiu o bom desempenho na etapa final (60%), porém, foi insuficiente para ficar nas duas primeiras colocações (terminou em 3º, com 18 pontos).

Tupynambás 0 x 4 Betim Futebol

Motivo: 10ª rodada do Hexagonal final – Mineiro Módulo 2

Data: 30/07/2022 – 16h

Local: Municipal Radialista Mário Helênio – Juiz de Fora (MG)

Tupynambás: Juliano Chade, Wesley, Felipe Alves (Thiago Pereira), Cristiano, Eduardo Santos e Igor Pupinski; Eric Melo, Victor Carré e Lucas Lucena (Lucas Evaristo); Wellington B. (Cleber Pereira) e Pablo Sampaio . Técnico: Nilson Corrêa.

Betim: Luan, Danilo Belão, Suéliton, Diogo Rangel (Felipe Gregory) e Yuri Navaes (Darlan); Felipe Borges, Everton Sena (Wesley) e Garré (Marino); Grampola (Bambam), Gian e Levi. Técnico: Rogério Henrique.

Gols: Everton Sena, aos 8′, Garré, aos 17’, Bambam, aos 33’ 2ºT, e Levi, aos 43′ (Betim)

Cartões amarelo: Pablo Sampaio, José Eduardo (Tupynambás); Danilo, Diogo e Felipe Borges (Betim);

Cartões vermelho: Pablo Sampaio, aos 26’ (Tupynambás);

 

Comunicar erro • Princípios editoriais