Lojas fechadas pandemia
(Imagem de Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com o calendário municipal em Betim, o Carnaval será considerado ponto facultativo na administração pública. Embora o período carnavalesco não seja feriado, o comércio terá algumas regras de funcionamento, seguindo acordos de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Betim) informou que o comércio na cidade poderá funcionar normalmente, cabendo aos empresários a decisão de abertura ou fechamento. Entretanto, para o comércio em geral, o dia 1º de março (terça-feira) será comemorado o Dia do Comerciário, o que requer atenção dos proprietários dos estabelecimentos, que até podem contar com a mão de obra do empregado, mas devem compensa-lo com folga no prazo de 90 dias ou pagamento de horas em dobro.

Já o comércio de materiais de construção, tintas, ferragens e maquinismo, que possui sindicato próprio, determinou que a segunda-feira de Carnaval não haverá expediente, já que os patrões não poderão exigir mão de obra do empregado, de acordo com a CCT. Nos demais dias, o funcionamento será opcional, cabendo da decisão dos empresários do setor.

Veja como vai funcionar o comércio de Betim no Carnaval:

  • Segunda-feira (28/2) – Ponto facultativo
  • Terça-feira (1/3) – Será comemorado o Dia do Comerciário (patrões podem exigir mão de obra do empregado mediante pagamento das horas em dobro ou folga compensatório no prazo 90 dias)
  • Quarta-feira (2/3) – Ponto facultativo

VEJA TAMBÉM: Festas particulares em Betim não poderão ocorrer durante o Carnaval

Veja como vai funcionar o comércio de materiais de construção, tintas, ferragens e maquinismo

  • Segunda-feira (28/2) – Patrões não poderão exigir mão de obra do empregado, segundo a CCT
  • Terça-feira (1/3) – Ponto facultativo
  • Quarta-feira (2/3) – Ponto facultativo

Bancos

Como ocorre tradicionalmente, as agências bancárias não terão expediente nos dias 28/02 e 1/03 (segunda e terça de Carnaval), confirmou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O funcionamento presencial será retomado na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais