A partir da próxima segunda-feira (11), inicia-se em todo o país, a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com foco em crianças de 6 meses a 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos, e professores das escolas públicas e privadas.
Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha contra influenza, de abril para março, para proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas, em especial nos serviços de saúde. Esta vacina não protege contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, o que auxilia na exclusão de diagnósticos E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
A terceira fase será dividida em dois períodos para os grupos prioritários:
- 11 de maio a 17 de maio: Os públicos serão as crianças de seis meses a menores de seis anos, as pessoas com deficiência, as gestantes e as puérperas.
- 18 de maio a 5 de junho: serão imunizados os professores das escolas públicas e particulares e os adultos de 55 a 59 anos de idade
Para se vacinar, basta comparecer à UBS de referência com o cartão de vacinação.
Vacinas escalonadas
Em Betim, devido a alta procura, as dose se esgotaram logo no início da campanha. A Prefeitura informa que o Ministério da Saúde vem repassando as doses das vacinas aos estados de forma escalonada. Como Betim recebe as doses por lotes e há grande procura da população, pode ocorrer a falta temporária de vacinas. Os estoques são repostos na medida em que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) envia novos lotes para o município.
Ainda segundo a Prefeitura, a orientação é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários entrem em contato com as suas UBSs de referência para saber sobre a disponibilidade de vacinas.