Nutricionista da Una alerta para necessidade de aumentar as defesas do corpo, por meio da boa alimentação

Além de cuidados básicos para evitar a transmissão do Covid-19, investir na boa alimentação é essencial para fortalecer o sistema imunológico. A nutricionista do Centro Universitário Una, Júnea Regina Pires Drews, reforça que uma dieta equilibrada ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores. “Agora, mais do que nunca, é fundamental consumir alimentos que são boas fontes de nutrientes, hidratar-se bem, e não fazer dietas muito restritivas da moda”, diz.

Ela sugere acrescentar o gengibre na alimentação, que diminui compostos inflamatórios no corpo e combate os radicais livres, e aumentar a ingestão de frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi, kiwi e mexerica, que são fontes de vitamina C.

VEJA MAIS: Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23), em Betim

VEJA MAIS: COVID-19 Saiba as últimas informações da doença causada pelo Coronavírus

As castanhas e oleaginosas também são bem-vindas, como as do Pará, de caju, as amêndoas e as nozes. As folhas verde-escuras, como a couve, o espinafre e a folha de brócolis são fontes de magnésio e vitamina A.

Os alimentos de origem animal como a carne e os ovos, além de proteína, contêm várias vitaminas. Aqueles de cor vermelha ou roxa como morango, açaí, amora, framboesa ou beterraba têm boa ação antioxidante para combater agressores, o que ajuda o sistema imunológico a focar no que é realmente importante.

Por fim, os prebióticos que contribuem para o crescimento da nossa microbiota saudável e, assim, o bom funcionamento do intestino, como aveia, castanhas e fibras das frutas, legumes e verduras.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais